Cuthab

Artesãos pedem oficialização da Feira do Mercado Bom Fim

Cecchim apóia oficializar o espaço Foto: Juliana Freitas
Cecchim apóia oficializar o espaço Foto: Juliana Freitas

Artesãos instalados na calçada da Avenida Osvaldo Aranha com a Rua José Bonifácio, no Bairro Bom Fim, estiveram na tarde desta terça-feira (24/4) na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na oportunidade, solicitaram apoio dos vereadores para agilização e aprovação do projeto de autoria de Adeli Sell (PT) que pretende oficializar a permanência deles no local, denominando Feira do Mercado Bom Fim. São 24 estandes que estão na calçada da avenida há seis anos.

O secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Idenir Cecchim, que acompanhou a reunião, disse que apóia a permanência dos artesãos no local. “A Smic vê com simpatia a permanência deles, desde que respeitem as regras de preservação do Parque Farroupilha e do Mercado Bom Fim.” Simone Barcellos, representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), lembrou que o parque é tombado e pertence ao Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Paisagístico da cidade. Portanto, é preciso levar em conta algumas considerações para oficialização da Feira. “Uma delas é que não entre em conflito com os permissionários do Mercado Bom Fim”, salientou. Luciane Petter, que representou a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), disse também que não vê impedimento na permanência dos artesãos. O presidente da Associação dos Amigos e Usuários do Parque Farroupilha, Roberto Jakubszko, pediu aos feirantes que, em contrapartida, contribuam com a preservação do parque. “Coloquem lixeiras e preservem o entorno das árvores”, disse. Gilberto Fontoura, do gabiente da Governança Local da prefeitura de Porto Alegre, também acompanhou a reuniãoe apoiou a aprovação do projeto.

Circulam pelo Parque aproximadamente 30 mil pessoas nos finais de semana. O projeto está tramitando nas comissões permanentes da Casa e depois deverá ser submetido a votação em Plenário. A reunião foi presidida pelo vereador Elói Guimarães (PTB), que salientou a importância da aprovação do projeto. “São pessoas que estão ganhando a vida e lutando pela subsistência”. Elói recebeu apoio dos vereadores Ervino Besson (PDT), Alceu Brasinha (PTB), José Ismael Heinen (Dem) e Sebastião Melo (PMDB). Adeli também acompanhou o encontro.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)