Sessão Solene

Assembleia de Deus recebe o Troféu Câmara Municipal

Sessão solene de outorga do Troféu Câmara Municipal à Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Cerimônia foi realizada na noite desta sexta-feira (Foto: Júlia Urias/CMPA)

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus recebeu hoje (18/10) o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem, realizada no Plenário Otávio Rocha e conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Mauro Pinheiro (PP), foi proposta pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino (MDB).

"A homenagem de hoje celebra o centenário da Assembleia de Deus. Uma igreja que se tornou referência de fé e comprometimento com o trabalho social", disse a vereadora proponente da homenagem. "No início, éramos três pessoas. Hoje, somos 30 milhões no Brasil. Integramos uma igreja que acolhe, educa e transforma. Agora na enchente em Porto Alegre, nossa igreja reforçou mais uma vez seus princípios, oferecendo abrigo aos necessitados." 

Em sua manifestação, o presidente da Assembleia de Deus no RS, pastor João Oliveira, agradeceu à vereadora Tanise Sabino por propor a homenagem. "Com este ato, a vereadora marca uma página na história da nossa igreja. Você é a nossa vereadora do centenário." Oliveira acrescentou que "receber este troféu lhe causa uma emoção muito forte, por lembrar dos pioneiros que vieram da Suécia para plantar esta igreja que é nossa a casa e que nos acolhe".

História

As atividades da Assembleia de Deus no Estado iniciaram-se no dia 15 de abril de 1924, com o primeiro culto pentecostal na cidade de Porto Alegre. O missionário responsável foi o pastor Gustavo Nordlund, que juntamente com sua família chegou ao RS em 2 de fevereiro de 1924.

O primeiro culto foi realizado na Rua Maryland, Bairro Montserrat, no dia 15 de abril de 1924. Alguns meses depois, no dia 19 de outubro de 1924, realizou-se o primeiro batismo no rio Guaíba, no Bairro Navegantes. Em 20 de outubro de 1929 a igreja em Porto Alegre, atendendo ao progresso do trabalho, inaugurou um salão mais amplo na Avenida Cristovão Colombo, 580, esquina com a Rua Comendador Coruja, que foi adaptado para acolher 800 membros. Em 1933, a igreja em Porto Alegre contava com quatro escolas dominicais na cidade e cinco congregações nos bairros. 

O mês de fevereiro de 1939 tornou-se uma data histórica para a Assembleia de Deus em Porto Alegre. No dia 26 daquele mês, inaugurou-se o templo da Assembleia de Deus, localizado à Rua General Neto, 384, Bairro Floresta. Sendo, na época, o maior templo da Assembleia de Deus no Brasil. Nos primeiros dias de março de 1955, o missionário Nils Taranger foi chamado em Porto Alegre para assumir a presidência da igreja, no lugar de Gustavo Nordlund, que retornou à Suécia. Ao longo de 43 anos, Taranger esteve na liderança da igreja, empenhando-se também na construção de novos templos e num trabalho social que perdura até os dias de hoje, a exemplo da Clínica Esperança e Lar Gustavo Nordlund.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)