Presidência

Associação apoia projeto de passe livre para PM sem farda

Vereadores e Leonel Lima (e) conversaram sobre a proposta de Trogildo (d) Foto: Tonico Alvares
Vereadores e Leonel Lima (e) conversaram sobre a proposta de Trogildo (d) Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia(PMDB), recebeu, na tarde desta segunda-feira (20/10), Leonel Lucas Lima, presidente da AssociaçãoBeneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), da Brigada Militar, para tratar do projeto de lei, protocolado na sexta-feira (17/10) pelo vereador Cassio Trogildo (PTB), que propõe alteração na lei que isenta dopagamento de tarifa no transporte coletivo os servidores de nível médio daBrigada Militar e da Guarda Municipal quando em serviço. Conforme o projeto, aisenção será concedida mediante apresentação de documento de identificaçãofuncional ou cartão eletrônico de passe gratuito, emitido pela Empresa Públicade Transporte e Circulação (EPTC).

A isenção do pagamento da tarifa para os policiais militares e guardas municipais já existe, mas está ligadaao uso da farda. "Em função da segurança dos policiais e também da populaçãoque utiliza o transporte público, queremos extinguir essa obrigatoriedade”,explicou Trogildo. “Hoje o marginal tem o policial como um prêmio. Recentemente, o soldado Márcio Ricardo Ribeirofoi morto em um coletivo. O policial àpaisana pode atuar surpreendendo o bandido”, completou Leonel Lucas Lima. 

Ficou acertado que, nesta quinta-feira, durante a reunião da Mesa Diretora e dos líderes das bancadas da Câmara, Trogildo irá solicitar um encontro conjunto envolvendo osvereadores que integram as comissões para agilizar a tramitação do projeto de lei. 

Também participaram da reunião desta segunda-feira os vereadores Alberto Kopittke (PT), Alceu Brasinha (PTB), DelegadoCleiton (PDT), Guilherme Socias Villela (PP), Idenir Cecchim (PMDB), MarioFraga (PDT), Mônica Leal (PP), Roni da Casa da Sopa (PTB), Tarciso Flecha Negra (PSD) e WaldirCanal (PRB).

Texto: Flávia Nagib Murr (reg. prof. 13.685)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)