Sessão Solene

Presidente da Abamf é Cidadão de Porto Alegre

Lucas Lima relembrou sua trajetória Foto: Lívia Stumpf
Lucas Lima relembrou sua trajetória Foto: Lívia Stumpf

Por proposição do vereador Waldir Canal (PRB), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou Sessão Solene na tarde desta terça-feira (9/11), no Plenário Otávio Rocha, para a entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao soldado Leonel Lucas Lima, presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) da Brigada Militar.

Em seu discurso, o proponente da homenagem salientou a dedicação de Leonel Lima na busca de conquistas em prol da “família militar” de Porto Alegre. “O soldado Leonel Lucas Lima lutou pelo plano de carreira dos servidores da Brigada Militar e participou da reforma da previdência para os militares gaúchos, que garante que essa seja a única categoria a não ter seu tempo de serviço aumentado para a aposentadoria”, ressaltou Waldir Canal. Para o vereador, o trabalho de Lima na Abamf valoriza o profissional militar, “que é um profissional que não mede esforços para servir à população”.

Natural de Passo Fundo, Leonel Lucas Lima ingressou na Brigada Militar em 1990, cursou a Escola de Formação e Especialização de Cabos e Soldados (EsFECS) em Porto Alegre e foi classificado no Centro de Material Bélico da Brigada Militar, onde prestou serviço até 2001, quando foi eleito Diretor Presidente da Abamf, tendo sido reeleito em 2004 e em 2008.

O homenageado contou um pouco de sua história desde que veio de Passo Fundo para a Capital junto com a mãe e seus nove irmãos, logo após a morte do pai. "A gente, que mora em Porto Alegre, sabe de muita gente que gostaria de viver aqui, gente que até pagaria para viver em Porto Alegre”, disse Lima, lisonjeado por ser “o primeiro brigadiano na história desta Casa a receber esse título”. Agradecendo a presença de colegas e superiores, Lima afirmou que se, no comando da BM, estivesse alguém que “represente os brigadianos e não o governo”, estaria ao seu lado e de sua esposa, participando da mesa e prestigiando a homenagem. A Waldir Canal, “que além de ser nosso vereador, é nosso pastor”, Lima agradeceu a honraria afirmando que “ao fazer esse carinho ao soldado Lucas, está fazendo um carinho e uma homenagem a todos os soldados da Brigada Militar”.

Encerrando a solenidade, o presidente da Câmara, vereador Nelcir Tessaro (PTB), fez questão de ressaltar a importância do trabalho de Lima ao longo dos anos em que vem presidindo a Abamf: “Quantas e quantas famílias de brigadianos foram qualificadas pelas suas mãos. Porto Alegre é que agradece o trabalho que fizeste”.

Compuseram a mesa dos trabalhos o presidente da Casa, vereador Nelcir Tessaro (PTB), o juiz corregedor do Tribunal de Justiça Militar do RS, coronel Sergio Antonio Berni de Brum, o representante do Tribunal de Contas do Estado, tenente-coronel Vinícius de Lara, o comandante ambiental da Brigada Militar (BM), coronel Jorge Luiz Agostini, o deputado estadual Carlos Gomes (PRB), representando a Assembléia Legislativa do RS, o homenageado e sua esposa, Maria Denise de Oliveira.

Prestigiaram o evento os vereadores João Carlos Nedel (PP) e Maurício Dziedricki (PTB), o capitão Costa Limeira, representante da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, o coronel Jerônimo Braga e o capitão Ênio Rodrigues de Campos, representantes da Legião da Reserva Altiva da BM, a presidenta do Cpers Sindicato, Rejane de Oliveira, o presidente do Sindicaixa, Érico Corrêa, o presidente do Sindicato da Amapergs, Luiz Fernando Rocha, além dos presidentes dos conselhos Deliberativo e Fiscal da Abamf, Júlio Eloir da Rosa e Odésio dos Santos.

Carla Kunze (reg. Prof. 13515)