Presidência

Associação dos colaboradores da CEITEC pede audiência pública na Câmara Municipal

Empresa, a única que produz tecnologia do tipo na América Latina, corre risco de ser extinta

Presidente Márcio Bins Ely recebe membros da Ceitec: Diorney Salgueiro, Eduardo de Oliveira e Sílvio Luis Santos Jr.
Representantes da CEITEC estiveram com o presidente Bins Ely nesta manhã (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na manhã desta segunda-feira (1º/2) o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), recebeu representantes da Associação dos Colaboradores do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC). Os servidores alertaram para o processo de fechamento da empresa que produz tecnologia de ponta, como chips, testes avançados para exames clínicos, peças para satélites com tecnologia 5g e outros produtos.

O presidente da associação, engenheiro Sílvio Luis dos Reis Santos Jr, destacou que o Centro é a única empresa que produz este tipo de tecnologia no continente sul-americano e que o Brasil, atualmente, importa a tecnologia dos continentes asiático, europeu e norte-americano.  De acordo com o advogado da associação, Eduardo Marenco de Oliveira, a CEITEC vem se mantendo em funcionamento por decisão judicial que suspendeu temporariamente sua liquidação.

Na tentativa de reverter a decisão do governo federal referente ao fechamento, uma vez que a empresa é ligada ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, os representantes da associação criaram uma agenda de trabalho que tem como objetivo sensibilizar os poderes Legislativo e Executivo e a sociedade civil buscando conscientizar sobre a importância estratégica da produção local desta área de pesquisa e produção tecnológica.

Os representantes da associação protocolaram junto à presidência e a Diretoria Legislativa do parlamento da capital pedidos para que seja realizada uma audiência pública para discutir o assunto e também solicitaram espaço para manifestação por meio da Tribuna Popular. Participou também da reunião o engenheiro mecânico, Dioney Lauro Souza Salgueiro.

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)