Plenário

Ativista do bairro Tristeza deve receber a Comenda Porto do Sol

Apreciação de pareceres e aprovação de redações finais. Na Foto: Vereador Mauro Zacher.
Vereador Mauro Zacher (PDT) (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei Nº 036/16, que confere a Comenda Porto do Sol a Delta Borges Henriques, moradora do bairro Tristeza, por sua atuação comunitária no desenvolvimento da comunidade e das vilas Pedra Redonda e Assunção. A proposta foi apresentada pelo vereador Mauro Zacher (PDT).

Delta nasceu em 27 de agosto de 1927 em Porto Alegre. Mudou-se, aos 15 anos, com a família para a Zona Sul, onde participou ativamente das atividades do bairro Tristeza, começando a vida profissional aos 17 anos como secretária do Clube Jangadeiros. Foi casada com Luiz Henriques, com quem teve duas filhas e quatro netos, além de auxiliar no desenvolvimento da Mecânica Industrial Delta Ltda., de propriedade do esposo e do cunhado, “preocupando-se em proporcionar condições melhores de trabalho e convivência social aos empregados”.

Zacher afirma que “a valorização e a integração comunitária sempre foram metas dessa mulher franzina de corpo, mas forte de caráter, e sua preocupação com o próximo tem sido uma realidade presente no seu dia-a-dia”, por isso foi convidada a participar do Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza (CCD Tristeza) e das vilas Pedra Redonda e Assunção, sendo, por diversas vezes, membro do Conselho Deliberativo do CCD Tristeza.

“Por seu espírito de liderança, simpatia e companheirismo para com as pessoas e pela formação de vínculos sociais com muitos amigos que Delta Borges Henriques foi responsável pela organização de várias promoções e benfeitorias à comunidade da Tristeza”. Tornou-se uma das responsáveis pela construção do Colégio Padre Reus, em 1968. Além disso, fundou o primeiro periódico da Tristeza, em 1969, o Jornal Conquista, para divulgar as atividades do Clube de Mães Nossa Senhora das Graças, do qual participa há quase 50 anos, tendo sido presidente de 1969 a 1974.

“Delta é uma pessoa singular, admirável e sempre ativa, além de visionária” e, mesmo com 90 anos de idade, “continua com a mesma vitalidade de quando ingressou no Clube de Mães Nossa Senhora das Graças”, estando, atualmente, participando da elaboração do livro que irá marcar o cinquentenário do Clube. Ela recebeu o Troféu Pedra Redonda pelo trabalho desenvolvido na comunidade “sempre com o mesmo entusiasmo, perseverança e coragem para enfrentar novos desafios”, finaliza o vereador.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)