Sônia Passos recebe homenagem na Câmara
Em ato solene realizado na noite dessa terça-feira (27/6) a Câmara Municipal outorgou à professora Sonia Maria Passos o Prêmio de Educação Thereza Noronha. Formada em Filosofia pela Ufrgs, ela iniciou sua careira como professora alfabetizadora na Prefeitura de Bagé, em 1963, trabalhando em escolas da periferia do município. Na Capital, a partir de 1976, lecionou na Escola Dom Diogo de Souza. Nesse período iniciou suas atividades como militante sindical, participando dos primeiros movimentos reivindicatórios dos professores (79/80).
De 1990 a 1997, atuou na Fundação de Ação Social e Comunitária (Fasc), exercendo os cargos de coordenadora do Projeto Jovem Cidadão, com meninos e meninas de rua. Como diretora técnica, implantou projetos como o de atendimento sócioeducativo em meio aberto para crianças e adolescentes em situação de risco, nos nove centros comunitários da fundação. Atualmente, a homenageada exerce o cargo de coordenadora do Programa de Prevenção à Violência no Meio Escolar, na Smed.
Sônia agradeceu ao prêmio dizendo sentir-se muito feliz com a homenagem. Ela dividiu a comenda com seus familiares e demais colegas de trabalho colaboradores.
Adeli Sell (PT), proponente da homenagem, salientou que o prêmio é uma justa homenagem do Legislativo e do povo de Porto Alegre aos seus 38 anos de trabalho dedicados à educação na Capital e Rio Grande do Sul.
Adroaldo Bueno (reg. Prof. 7342)