Saúde

Audiência pública vai discutir criação de UPA 24h no Partenon

Vereador quer ouvir posição do governo municipal sobre unidade que vai desafogar emergências na Capital

Oliboni está perplexo com atraso, pois os principais obstáculos foram superados
Oliboni está perplexo com atraso, pois os principais obstáculos foram superados (Foto: Josiele Silva/CMPA)
Audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara vai discutir nesta terça-feira (14) o projeto de implantação de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas no Bairro Partenon (Região Leste). A reunião, que se realiza às 19h, no auditório do Centro de Saúde Murialdo (Avenida Bento Gonçalves, 3.772), foi solicitada pelo vereador Aldacir Oliboni (PT).
São esperados representantes das secretarias de saúde Municipal (SMS) e Estadual (SES), do Conselho Municipal de Saúde (CMS), do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e de entidades da sociedade civil. 
De acordo com Oliboni, a construção da UPA 24h Partenon vem sendo protelada há anos. O vereador afirma que há um terreno cedido pelo governo do estado em 2013 para as instalações do equipamento de saúde – trata-se de área do Instituto Psiquiátrico Forense, localizada na Avenida Bento Gonçalves ao lado da Igreja São Jorge. Diante de alegações da prefeitura de que teria dificuldades para administrá-la, Oliboni mediou, em 2014, com o governo do estado, uma negociação com o HCPA, cuja direção aceitou realizar a gestão da unidade.
O vereador acredita que houve falta de vontade política da gestão do prefeito José Fortunati, pois as obras não começaram mesmo depois de removidos os obstáculos. Acrescenta que a comunidade quer ouvir do atual governo respostas quanto ao prosseguimento da implantação da UPA Partenon. Segundo Oliboni, a unidade beneficiará cerca de 300 mil pessoas de toda a Região Leste, população que hoje precisa se deslocar para outras regiões a fim de encontrar atendimento. Além disso, vai aliviar as demais emergências, geralmente superlotadas. 

Arthur Danton (MTb 6195)