Augusto Lima transforma cenas de filmes em pinturas
Imagens dos filmes Sin City, 300, Spirit, Sucker Punch e Alice no País das Maravilhas são apresentadas em forma de pintura na exposição Movies, de Augusto Lima, que pode ser visitada até 17 de dezembro no T Cultural Tereza Franco da Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra reúne nove telas de dimensões variadas elaboradas com tinta acrílica. A entrada é franca.
Lima escolheu o cinema como tema pela diversidade de ícones, imagens e referências. "A proposta foi a utilização da pintura como meio de releitura de imagens (frames) retiradas de filmes contemporâneos nos quais são usadas técnicas de pintura digital", conta. O artista lembra que a pintura, em determinado momento histórico, tornou-se desnecessária na retratação da realidade. "Desse modo, quando utilizo as imagens, reconstruindo-as e trazendo-as para o suporte clássico, torno-as um ponto referencial de reflexão sobre técnica, figuração e expressividade."
Nascido em 1976 em Porto Alegre, Augusto Lima é graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisinos e cursa Artes Plásticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem exposições realizadas no Instituto de Artes/Ufrgs e no Farol-Observatório de Arte, de Porto Alegre, e no Espaço Cultural Albano Hartz, de Novo Hamburgo. Entre 1995 e 2004, trabalhou como diretor de arte nas agências Quality, Fischer América Dez, Escala, Competence, Publicis e Parla.
A exposição, que tem apoio do site Panorama Crítico( ), pode ser visitada no 2º piso da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255) de segundas a quintas-feiras, das 9 às 18 horas, e sextas-feiras, das 9 às 16 horas (até 15 horas no último dia). Informações: (51) 3220-4392, e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br, ou com Augusto Lima, pelo e-mail guttopoa@gmail.com
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)