Comparecimento

Autoridades saúdam Balada Segura para reduzir mortes

Vice-governador citou projeto enviado Foto: Elson Sempé Pedroso
Vice-governador citou projeto enviado Foto: Elson Sempé Pedroso

A Operação Balada Segura foi o principal tema abordado por autoridades estaduais e municipais que defenderam, na sessão desta segunda-feira (31/10) da Câmara Municipal de Porto Alegre, a necessidade de fortalecer a parceria entre as instituições para reduzir as mortes no trânsito. Compareceram ao plenário o vice-governador do Estado, Beto Grill; o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Alessandro Barcellos; o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari; e o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público, promotor David Medina da Silva.

Beto Grill saudou a Câmara por participar dos esforços para combater a violência no trânsito. O vice-governador informou que tramita na Assembleia Legislativa projeto do governo do Estado para transformar em lei as parcerias e ações desenvolvidas visando a continuidade dos programas. Grill lembrou que a preocupação em diminuir “o flagelo das mortes no trânsito” é constante no Executivo estadual, tanto que foi criado um comitê para congregar os diversos agentes. Segundo ele, haveria muito mais mortes no trânsito sem ações como a Operação Balada Segura, de fiscalização e educação com objetivo de evitar que motoristas dirijam alcoolizados.  

Respeito à vida

O diretor do Detran, Alessandro Barcellos, afirmou que as ações contra a violência no trânsito só serão eficazes se houver respeito à vida e quando as pessoas conscientizarem-se de que são protagonistas no mundo e não seres dependentes de sorte. “O trânsito não mata ninguém, não é uma entidade assassina; ele é constituído de pessoas”, lembrou. “O trânsito será como as pessoas o conduzirem.” O diretor disse que, na Operação Balada Segura, voluntários vão aos bares para mostrar que todos são responsáveis pelos seus atos e que não é vergonha dizer ao amigo que bebeu que não vai pegar carona com ele. Além desse trabalho educativo, como atestou, há blitz frequentes: foram 174 de fevereiro a setembro. Conforme o diretor, a operação tem obtido resultados positivos: houve uma redução de 33% no número de acidentes de trânsito no primeiro semestre.

Vanderlei Cappellari disse que a Operação Balada Segura demonstra que, quando há união entre as instituições, as medidas de proteção ao cidadão ganham em eficácia. O diretor da EPTC lembrou que a maior parte das vítimas do trânsito são pedestres, motociclistas, ciclistas, carroceiros e carrinheiros. “Quem morre não são os motoristas; eles são os causadores da maioria dos óbitos”, afirmou. De acordo com Cappellari, a solução passa pelo respeito à sinalização e o controle da velocidade. Conforme o diretor, com o reforço na fiscalização e ações educativas, foi possível reduzir de 11% a 12% as fatalidades a cada mês. “Espera-se uma redução de até 17% até o final do ano; mesmo assim cerca de 140 pessoas vão morrer no trânsito da cidade”, declarou.

O promotor de Justiça David Medina da Silva disse que é difícil lutar com questões que envolvem problemas culturais, como o uso de bebidas alcoólicas. Na sua opinião, as atuais leis são brandas com quem comete crimes de trânsito. Mesmo assim, a Justiça tem conseguido caracterizar alguns casos como crime doloso, com a intenção de matar. “O automóvel é uma arma que, se mal utilizada, é pior que uma arma de fogo, pois sempre atinge o alvo e pode ser utilizada por qualquer um”, alertou.  Por fim, fez um apelo para que iniciativas como a Operação Balada Segura prosperem. “Que possamos, de mãos dadas, diminuir as estatísticas de morte no trânsito”, disse.

O comparecimento de Beto Grill, Alessandro Barcellos, Vanderlei Cappellari e David Medina da Silva foi solicitado pela Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. Presidida pelo vereador Waldir Canal (PRB), a frente foi instalada em setembro na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)