Instalação

Frente parlamentar quer reduzir violência no trânsito

Canal (c) e autoridades na reunião Foto: Tonico Alvares
Canal (c) e autoridades na reunião Foto: Tonico Alvares

A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro foi instalada na manhã desta quinta-feira (29/9) no Auditório Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. Presidido pelo vereador Waldir Canal (PRB) - proponente da criação da frente -, o ato contou com a presença de representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal da Educação, Brigada Militar, Detran, governo do Estado, Defensoria Pública, Fundação Thiago Gonzaga e entidades de motociclistas e taxistas.

Canal afirmou que o objetivo da frente é analisar os meios existentes para tornar o trânsito seguro para todos e contribuir para a construção de políticas públicas de redução da violência no trânsito. Na sua opinião, todos os esforços para conscientização, humanização e educação de motoristas, futuros motoristas e pedestres são importantes. “Queremos ser um órgão de auxílio, propositivo, fiscalizador, mas também parceiro”, declarou o vereador.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, saudou a iniciativa da Câmara. “Essa frente fazia falta”, afirmou. “A Casa tem uma grande responsabilidade na área de trânsito e sempre participou, mas não com uma identificação clara como numa frente parlamentar.” Conforme Cappellari, agora a EPTC tem “um canal de comunicação direto, que vai facilitar o diálogo” entre Executivo e Legislativo. Disse que é preocupação constante trabalhar pela redução dos índices de violência, cujas maiores vítimas são pedestres e motociclistas, que corresponderam a 84% dos óbitos no trânsito da Capital em 2010.

Cappellari apresentou diversos projetos em andamento e futuros desenvolvidos pela EPTC, em parceria com outros órgãos. Entre eles, citou o Balada Segura, que busca conscientizar os motoristas a não beberem antes de dirigir e que tem reduzido o número de mortes no trânsito. O diretor afirmou também que devem contribuir para a melhoria na circulação pela cidade as  obras previstas para até 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol.

Ação conjunta

A defensora pública do Estado Viviane Agostini Silveira parabenizou a Câmara pela criação da frente. Na sua opinião, somente com a união de esforços, formando uma rede de proteção e multiplicadores, será possível atingir  mais segurança no trânsito. Viviane citou como iniciativa vitoriosa a campanha Ciclista Cidadão, lançada em Capão da Canoa em 2010 e apoiada pela Defensoria, com objetivo conscientizar para  direitos e deveres dos ciclistas e reduzir acidentes. A defensora lembrou que a violência no trânsito gera mutilações, mortes, danos materiais e o ajuizamento de inúmeras ações judiciais que poderiam ser evitados. “Educação é direito fundamental, por conseguinte educação para o trânsito também”, disse. Viviane entregou ao vereador Canal uma cópia da campanha e cartilhas para ciclistas.

Integrante da frente, o vereador Mario Fraga (PDT) destacou a importância do trabalho pela redução da violência no trânsito. Disse que a EPTC tem sido “o órgão do governo municipal mais presente na Câmara”. Também lembrou que foi autor da lei municipal que exige o uso do conto de segurança, em 1995, que, inicialmente, teve um índice de rejeição de 80%, mas hoje contribui para salvar vidas.

Como representante do Comando de Policiamento da Capital, o capitão da BM Valdeci Rocha salientou a necessidade de investir em educação para o trânsito. “Trabalho na rua e vivencio, diariamente, o leque enorme de problemas”, disse. “Além de carros, pedestres, bicicletas e motos, ainda temos as carroças”, disse. “Por isso vejo com muito otimismo essas ações conjuntas, que legitimam e dão transparência.”

Canal encerrou a reunião de instalação, da qual é presidente, lembrando que a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro está á disposição para receber sugestões e reivindicações e também fará proposições. “Queremos ser provocados”, frisou.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)