Tribuna Popular

Bancários contra capitalização do Banrisul

Bacelo criticou na Tribuna Popular capitalização do Banrisul Foto: Elson Sempé Pedroso
Bacelo criticou na Tribuna Popular capitalização do Banrisul Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Juberlei Bacelo, ocupou nesta quinta-feira (5/7) a Tribuna Popular, quando pediu o apoio da Câmara ao Comitê em Defesa do Banrisul. Segundo ele, o governo do Estado, sob o pretexto de capitalizar o banco, pretende lançar ações no mercado com objetivo de obter recursos para financiar o déficit da previdência pública estadual. "Na verdade, o governo quer usar o Banrisul para resolver a crise econômica pela qual passa o Estado." O comitê foi criado em 21 de abril deste ano e tem percorrido o Estado em busca de apoio contra a capitalização do banco.

Bacelo lembrou que o Banrisul é uma instituição de extrema importância para o Rio Grande do Sul. Segundo ele, nos últimos quatro anos o banco repassou ao Tesouro do Estado R$ 711 milhões. Ressaltou a importância social do estabelecimento por oferecer linhas de financiamento para a agricultura familiar, por fornecer serviços mesmo para aqueles que não são seus correntistas e por manter agências em localidades pequenas, onde nenhum banco tem interesse em instalar unidades. "Hoje, o sistema financeiro vem perdendo a função básica de fomentar o desenvolvimento econômico e social. Há, em instituições estatais como o Banco do Brasil, iniciativas de torná-los apenas bancos de mercado, que visam somente a acumular lucros."

Em nome de suas bancadas, manifestaram-se os vereadores Maristela Maffei (PCdoB), Adeli Sell (PT), João Dib (PP), José Ismael Heinen (DEM), Cláudio Sebenelo (PSDB), Dr. Raul (PMDB) e Ervino Besson (PDT). A presidenta Maria Celeste (PT) informou a Bacelo que ainda nesta quinta-feira a Casa deverá colocar na Ordem do Dia a votação de uma moção de apoio ao comitê.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)