Plenário

Banrisul é homenageado pelos seus 80 anos

Melo (e) cumprimenta Lemos na homenagem ao banco Foto: Elson Sempé Pedroso
Melo (e) cumprimenta Lemos na homenagem ao banco Foto: Elson Sempé Pedroso

O período de Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (23/10) foi destinada a homenagear os 80 anos do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), por proposição da Mesa Diretora. O presidente do Legislativo, vereador Sebastião Melo (PMDB), em nome da Casa, lembrou um pouco da história do banco, fundado em 12 de setembro de 1928, com um capital inicial de 50 mil contos de réis, cujo principal objetivo era atender às necessidades de crédito da pecuária gaúcha. Como banco oficial, passou a arrecadar logo de início toda a tributação estadual, até então recebida pelo Banco Pelotense, que posteriormente foi incorporado pelo Banrisul.

No ano seguinte, como disse Melo, a matriz do Banrisul, instalada no edifício do Tesouro do Estado, transferiu-se para uma nova sede, na Avenida Mauá. Em conseqüência do crescimento dos negócios e do número de funcionários, o banco oficial do Estado inaugurou na década de 60 seu atual edifício-sede na Rua Capitão Montanha. Em 1998, o Banrisul incorporou as agências da antiga Caixa Econômica Estadual, consolidando sua posição de maior rede de distribuição do sul do país, além de tornar-se um banco de varejo. As ações calcadas em linhas de crédito de longo prazo passaram a ser operacionalizadas, em 2002, pela Caixa Estadual S.A.

De acordo com  Melo, o banco tem se caracterizado como uma instituição de crédito confiável e atenta às necessidades da comunidade gaúcha. Desde sua criação, o Banrisul se destaca também na recuperação de setores econômicos em crise e no desenvolvimento de novas atividades empresariais, disse. Nos últimos anos, um forte processo de modernização têm proporcionado ao banco alguns dos melhores resultados da sua história. Não por acaso, ressaltou o vereador, a instituição financeira vem empilhando troféus e certificações nos últimos anos – um dos mais emblemáticos é o título de melhor conglomerado financeiro público do país, dado pela revista Conjuntura Econômica, editada pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O reconhecimento premia a atuação do Banrisul no Estado: está presente em 399 municípios, localidades que respondem por 97,3% do PIB, beneficiando 97,6% da população gaúcha.

O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, agradeceu a homenagem e lembrou que apesar de recentes, os resultados refletem um profundo redesenho na gestão estratégica e na qualificação da tecnologia desenvolvida pelo banco. “Nos últimos seis anos, uma onda de modernização chacoalhou todas as frentes de trabalho do Banrisul. Processos internos foram revistos, metas foram atualizadas e uma política de recursos humanos, pautada pelo treinamento contínuo e pela valorização por desempenho, foi adotada”, ressaltou. “O Banrisul pertence ao povo gaúcho”, afirmou Lemos.

Os vereadores Sofia Cavedon (PT), Luiz Braz (PSDB), João Bosco Vaz (PDT), Maristela Maffei (PCdoB), João Carlos Nedel (PP), Dr. Raul (PMDB) e Professor Garcia (PMDB) também saudaram os 80 anos do Banrisul.

Além do presidente do Banrisul, participaram da homenagem os diretores Urbano Schmitt e Paulo Franz, o gerente-geral da agência Borges de Medeiros, Célio da Silva Moreira, e o representante do Comando Militar do Sul, tenente coronel José Artur Lopes Rodrigues.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Ouça:
Câmara assinala 80 anos do Banrisul