Beco Dona Lurdes: Reunião buscará evitar despejos
As comissões de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) realizarão reunião conjunta na terça-feira da próxima semana (3/6), às 10h, para tratar de ordem de despejo judicial recebida pelos moradores do Beco Dona Lurdes, na Avenida Assis Brasil, 4.679, bairro Sarandi.
A maioria das 47 famílias, que residem no local desde a década de 60, recebeu intimação para desocupar a área. Segundo a líder comunitária Florisbela de Azambuja, que mora no local há 43 anos, cerca de 300 pessoas vivem nos terrenos e serão atingidas pela medida. "Fizemos o pedido de usucapião em 1987 mas agora fomos surpreendidos com a venda do imóvel pelo antigo dono e pelo pedido de desocupação", lamenta.
O vereador Guilherme Barbosa (PT), presidente da Cedecondh, advertiu que se trata de um problema social grave e que deve ser solucionado com a máxima brevidade. "São pessoas que moram há muitos anos ali e que necessitam de uma solução com a máxima brevidade", afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), que presidiu reunião na tarde desta segunda-feira (26/5), quando o assunto foi tratado com vereadores que integram as duas comissões e representantes da comunidade, sugeriu que representantes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Ministério Público e da Assembléia Legislativa também participem do encontro para apressar uma alternativa para os moradores.
Gilberto Jasper (reg. prof. 4152)