Plenário

Bicampeão de Judô é homenageado na Câmara

Cerimônia no Legislativo destacou luta de Willy (e) para representar o país Foto: Juliana Freitas
Cerimônia no Legislativo destacou luta de Willy (e) para representar o país Foto: Juliana Freitas

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na sessão desta quinta-feira (21/9), o judoca Willy Adolfo Schneider, bicampeão brasileiro e primeiro atleta gaúcho da modalidade a participar do Mundial Master deste ano. No campeonato, realizado em Tours, França, Willy conquistou a Medalha de Bronze por equipe. A homenagem foi proposta pelos vereadores Bernardino Vendruscolo e Sebastião Melo, ambos do PMDB.

Vendruscolo lembrou da emoção sentida quando Willy apareceu em seu gabinete vendendo uma rifa de R$ 5,00 com objetivo de arrecadar recursos para a viagem à França. “Emocionei-me ao ver seu sacrifício para representar o Brasil lá fora e disse que nunca lhe faltaria coragem para vencer”, afirmou. Segundo o vereador, é lamentável a falta de incentivo ao esporte amador. Vendruscolo ainda transmitiu a Willy os cumprimentos de Melo, que não pôde comparecer à homenagem.

Ao agradecer à Câmara, o judoca recordou as dificuldades por que passou antes do campeonato na França. “Estava com uma lesão grave no joelho e não conseguia dormir mais de quatro horas por noite, pois, além de treinar, tinha de trabalhar e estudar”, contou. Willy informou que, em 2006, haverá mais duas competições, na Áustria e no Canadá, mas, como está sem patrocínio, não sabe se poderá participar.

O vereador Ismael Heinen (PFL) afirmou que, se não fosse pela ajuda dos pais, talvez muitos campeões do esporte amador não chegassem aonde chegaram. Lembrou que conhecia Willy desde criança e que o atleta tornou-se o que é porque sempre obteve o estímulo da mãe e do pai, já falecidos, para praticar judô.

Em nome suas bancadas, também se manifestaram os vereadores Adeli Sell (PT), Elói Guimarães (PTB) e Claudio Sebenelo (PSDB).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)