Brasil é um país pobre e muito injusto, afirma Melo
A explosão urbana provocou um inchaço nas grandes metrópoles a agravou as injustiças sociais, vedando milhões de brasileiros aos direitos básicos de uma vida digna. Infelizmente o Brasil é um país pobre e muito injusto. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (5/5) em reunião-almoço na sede do Sindicato das Indústrias na Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon), em Porto Alegre, pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB).
Durante a manifestação, Melo destacou a importância do fórum de debates Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, que se inicia no dia 14, no prédio 40 da PUC e que tratará sobre mobilidade urbana e diversos temas de infra-estrutura da cidade. É preciso planejar a Capital para as próximas décadas, sob pena do agravamento dos problemas que afligem a população, advertiu.
O vereador lamentou que, na época da elaboração da Constituinte, os municípios recebiam cerca de 20% do total da arrecadação de tributos. Hoje este índice não alcança 14%, numa época em que as prefeituras assumiram muito mais encargos, afirmou.
Melo defendeu ainda a necessidade de debater temas como a exploração do cais do porto, a retirada gradativa das carroças das ruas, a definição das vocações econômicas de Porto Alegre, a implantação do metrô e uma discussão mais racional sobre a estética da cidade, entre outros assuntos.
O presidente do Sinduscon, Carlos Alberto Aita, elogiou o debate sobre o planejamento da cidade e lembrou que Paris, França, possui um instituto que estuda alternativas de futuro há mais de 50 anos.
Já o vereador Adeli Sell (PT), advertiu que Porto Alegre está parando e é necessário debater alternativas para fazer fluir a cidade, sob pena de nos transformarmos num caos semelhante a São Paulo. O vereador Ervino Besson (PDT) lembrou que a Câmara Municipal, através deste seminário, pretende atrair todos os segmentos que possam contribuir com a solução dos principais problemas da Capital. Também participaram da reunião-almoço os vereadores Dr. Goulart (PTB) e Mauro Zacher (PDT).
Fórum
O fórum Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, tratará, além de mobilidade urbana, de desenvolvimento econômico (21/5), urbanismo sustentável (11/6) e dinâmica e estética urbana (18/6). As conclusões serão tema de um grande debate no dia 22 de julho, com a presença de autoridades nacionais e internacionais que discutirão problemas e alternativas de infra-estrutura para a cidade. A coordenação geral é do professor João Carlos Brum Torres. As conclusões deverão servir de inspiração para a criação de um instituto de estudos e pesquisas sobre Porto Alegre.
Gilberto Jasper (reg. Prof. 4.152)