Institucional

Câmara abre comemorações ao centenário de Aloísio Filho

Gabinete com móveis originais foi recriado no T Cultural Foto: Elson Sempé Pedroso
Gabinete com móveis originais foi recriado no T Cultural Foto: Elson Sempé Pedroso

Em ato solene realizado no Plenário Ana Terra, a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou, no final da tarde da última quinta-feira (13/12), uma homenagem pela passagem do centenário de nascimento de Aloisio Filho. Nascido em 18 de dezembro de 1912 e falecido em 1979, Aloísio Filho foi vereador de Porto Alegre por quase 30 anos e presidiu o Legislativo em três ocasiões, tendo também ocupado a chefia do Poder Executivo. Devido à sua importância no cenário político da cidade, empresta seu nome à sede do parlamento da Capital. Durante a homenagem, prestigiada por autoridades, familiares e amigos, foram lembrados alguns momentos do período em que Aloísio Filho exerceu a vereança.

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), destacou a importância de ter sido feito o resgate através de uma programação especial. Lembrou que uma rua localizada no bairro Humaitá leva o nome de Avenida Aloísio Filho e que, na placa indicativa da via, consta “Notável homem público porto-alegrense”. “Não poderia haver melhor síntese para mostrar a importância de Aloísio Filho, um exemplo de dedicação às causas públicas”, acrescentou Zacher.

Os esforços das filhas de Aloísio, Miriam e Sílvia, e a organização da chefe do Memorial da Câmara, Nara Jurkfitz, foram elogiados por Zacher, assim como o livro Aloísio Filho – Cidadão e Vereador, de autoria do advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos. Zacher entregou às filhas do parlamentar homenageado uma placa da Câmara de Porto Alegre onde destaca o homem público exemplar.

Família

Em nome da família, a museóloga Miriam Aloísio Avruch revelou a sua emoção, da sua irmã Sílvia, dos netos e bisnetos com o resgate da história de Aloísio Filho. Disse que o seu pai, devidos às dificuldades da época, precisou trabalhar cedo e que foi barbeiro até se casar. Continuou os estudos e passou no concurso para a Rede Ferroviária. Na mesma época, criou a Associação dos Amigos do 4º Distrito e teve papel fundamental para o funcionamento do antigo Hospital da Criança Santo Antônio, na Avenida Ceará.

Miriam também contou que gostava muito de acompanhar o pai nas suas atividades na Câmara. Por fim, sugeriu que familiares de outros vereadores contribuam com a doação de acervos para que a Câmara resgate mais histórias para a memória da cidade. As homenagens seguiram através da fala de vereadores, ex-vereadores e amigos, entre os quais o ex-deputado Nei Ortiz Borges, 89 anos, que foi colega de Aloísio Filho na Câmara em 1957, e João Antônio Dib, que igualmente compartilhou da sua convivência no Legislativo municipal.

Exposição

Do Plenário Ana Terra, os vereadores, autoridades, familiares, amigos e admiradores se dirigiram ao Espaço T Cultural Teresa Franco, onde se somaram ao prefeito José Fortunati, que compareceu para a abertura da Exposição Aloísio Filho – Guardados de um homem público, que mostra um acervo de documentos, fotografias e publicações de Aloísio Filho conservado pela sua filha Miriam. Os presentes também puderam ver a reprodução, com o mobiliário original, do gabinete da presidência na ocasião em que ele ocupou o cargo máximo da Câmara Municipal. Todo material do acervo pessoal de Aloísio Filho foi doado pela filha ao Memorial da Câmara Municipal. A exposição poderá ser visitada até o dia 28 de dezembro.

Livro

Encerrando a solenidade, foi lançado o livro Aloisio Filho – Cidadão e Vereador, edição comemorativa ao centenário do homenageado. A obra escrita pelo advogado e escritor Antônio Augusto Mayer dos Santos sintetiza, em 95 páginas, os principais momentos de Aloísio Filho como vereador e na condição de prefeito, quando precisou assumir o Poder Executivo. A publicação, da Editora Verbo Jurídico, é o quarto livro de Antônio Augusto.

Programação

No dia 18 de dezembro, às 18h30min, será realizada missa na Igreja São Geraldo (Avenida Farrapos, 2.611). No mesmo dia, às 19h30min, na Sociedade Gondoleiros (Avenida Santos Dumont, 1.147) acontece o lançamento do Troféu Aloísio Filho, que premiará alunos da rede escolar estadual e privada localizada nos bairros que integram hoje a região do 4º Distrito.

Texto: Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)