Plenário

Lideranças

Nos tempos de Lideranças da sessão desta segunda-feira (26/11), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

SAÚDE – João Antonio Dib (PP) disse que o Estado deve R$ 30 milhões à saúde de Porto Alegre desde as administrações estaduais de Olívio Dutra e Germano Rigotto e não somente agora na gestão de Yeda Crusius, ao contrário do afirmado por Adeli Sell (PT). Segundo Dib, o problema da saúde na Capital deve-se à redução das verbas enviadas pelo governo federal ao Sistema Único de Saúde. O vereador garantiu que o prefeito José Fogaça não “tem culpa” pelas carências do setor. Segundo Dib, antes da atual gestão, a saúde estava bem pior. Na sua opinião, o presidente Lula deveria destinar 10% do Orçamento para a saúde, “mas não quer fazer isso”. (CB)

BANDIDOS - Nilo Santos (PTB) falou sobre crianças e adolescentes que vivem nas ruas da Capital. Disse que há uma dificuldades enorme para tratar esta questão. “É um problema que  começou há alguns anos e vem avançando, sem pedir licença”, observou. Informou que último final de semana, fez dois pedidos à Brigada Militar solicitando ajuda para abordar três homens que estavam em esquinas. Disse que foi ameaçado por um falso morador de rua. Disse que outros marginais ameaçaram uma motorista. “É necessário fazer um arrastão de cidadania, identificando quem precisa e separando os malandros que ficam nas sinaleiras. Está aumentando o número de bandidos na cidade”, complementou. (VBM)

INGRESSOS - José Ismael Heinen (DEM) informou que na última sexta-feira foi escolhida a Executiva Estadual dos Democratas. Também falou sobre o que classifica os falsos moradores de rua. Destacou que os idosos são assaltados diariamente no bairro Menino Deus. “Certamente são drogados que ficam achacando as pessoas que pagam os seus impostos e enfrentam esta situação todo os dias” observou. Também denunciou que o Cinema Guion, do Shopping Nova Olaria, está descumprindo Lei Federal que determina desconto de no mínimo 50% para o ingresso de cinema aos idosos. Disse que o cinema cobra ingresso único. Informou que o assunto foi encaminhado à Delegacia do Idoso. (VBM)

GASTOS I - Haroldo de Souza (PMDB) leu lista de licitações publicada pelo Palácio do Planalto. Destacou serem referentes a 120 dias. Entre outros itens estão sete toneladas de açúcar, 600 quilos de bombons, 900 latas de leite condensado, 400 litros de vinagre, seis mil barras de chocolates, 19 mil litros de água mineral, duas mil latas de cerveja, 3,5 toneladas de batatas, duas toneladas de cebola. Observou que constam, ainda, licitações para a lavanderia que incluem, entre outros, 330 colchas e 66 cobertores, num total de 54 toneladas de roupas lavadas. Observou, ainda, que são gastos diariamente 24 botijões de gás. “Tudo isso ocorrendo num período em que o governo Lula aumenta os gastos e tenta prorrogar a CPMF de qualquer forma”, acrescentou. (VBM)

GASTOS II - Adeli Sell (PT) comentou os gastos da presidência da República denunciadas por Haroldo de Souza (PMDB). Disse que os dados são contraditórios e provavelmente, façam parte de onda de denuncismos.  “As pessoas de bom sendo não devem cair nessa. No caso de dúvidas, deve se fazer um pedido de informações que o governo terá que explicar em 30 dias". Também falou sobre as altas alíquotas de alguns impostos. Disse que as alíquotas elevadas junto com a corrupção e os funcionários fantasmas são o que detonam um país. Referiu-se a um funcionário da prefeitura que estaria recebendo sem trabalhar. Anunciou que já pediu a demissão desse servidor com o ressarcimento dos ganhos. (VBM)

BARBÁRIE - Cláudio Sebenelo (PSDB) mostrou sua revolta em relação ao fato ocorrido no Estado do Pará – no qual uma menina de 15 anos foi presa junto a homens presidiários. Segundo ele, a menor chegou a ser assediada por mais de vinte cercerários. “É a barbárie institucionalizada neste País”, esbravejou. Para ele, a pior notícia veio ainda com a postura da governadora do Pará, dizendo que tal irregularidade era comum no Norte e no Nordeste do Brasil e que ela tomaria as devidas providências para resolver o caso. “Ora, ela deveria é ter evitado que esta violência incalculável acontecesse”, criticou ao afirmar que o mínimo que se espera nas prisões é a separação de celas. (ES)

PROJOVEM - Mauro Zacher (PDT) afirmou que como secretário da Juventude não se calou nem se escondeu em prestar qualquer esclarecimento sobre o ProJovem em Porto Alegre. Segundo ele, os jovens atendidos pelo programa de inclusão estavam fora do mercado de trabalho e marginalizadas pela sociedade. “Pudemos recolocar estas pessoas na sala de aula”, explicou. De acordo com Zacher, as dificuldades foram grandes, mas conseguiu-se números muito bons no índice de aprendizado dos estudantes e anunciou: “Continuo à disposição de todos para responder quaisquer dúvidas”, disse criticando vereadores que, como afirmou, levam à tribuna leviandades. (ES)

SEMINÁRIO - Clênia Maranhão (PPS) fez um convite aos vereadores para participarem do seminário O futuro econômico de Porto Alegre, organizado pela prefeitura, na qual estudantes, empresários, políticos e entidades representativas irão discutir as perspectivas econômicas da cidade. “Será um momento para debater as perspectivas do mercado e apontar fatores que desestimulam os investimentos”, argumentou. Segundo ela, a presença dos vereadores é imprescindível para o aprimoramento dos estudos. Ao final, Clênia também demonstrou inconformidade com a menina menor presa no Pará. “É inadmissível que isto aconteça em um país democrático que prima pela valorização dos direitos humanos”. (ES)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)