Cultura

Câmara apresenta mostra "A Intentona Comunista no Brasil"

Exposição sobre a Intentona Comunista
Exposição sobre a Intentona Comunista (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Academia de História Militar Terrestre do Brasil apresenta, até o dia 1º de abril, no saguão do Salão Adel Carvalho (segundo andar da Câmara Municipal de Porto Alegre), a exposição A Intentona Comunista no Brasil – 1935. Proposta pela presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (PP), e coordenada pelo gabinete da presidência, a mostra itinerante, de cunho didático, reúne 14 pranchas ilustrativas que perfazem o contexto mundial e os fatos históricos originários do movimento comunista, assim como os reflexos no país, no período de 1750 a 1936.

Recentemente confeccionada em banners com impressão colorida, a exposição tem a sua estreia no Legislativo Municipal. Após o término da mostra, no início de abril, ela viajará por escolas militares do interior do Estado. De volta a Porto Alegre, será apresentada no Colégio Militar, no Comando Militar do Sul e na Assembleia Legislativa do RS, além de ser levada a escolas pelo seu formato simples e sua forma explicativa sobre o que foi a Intentona Comunista de 1935. 

"Como parceira e entusiasta das ações do Exército, e filha de militar, fiquei feliz de a Câmara poder sediar a exposição que trata de forma didática do movimento da Intentona Comunista no Brasil, em 1935. A mostra nos faz entender melhor esse fato da história política, militar e social brasileira contextualizada através de uma detalhada linha do tempo que vai de 1750 a 1936", expressa Monica.

A visitação, na Câmara, é de entrada gratuita, e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. O Legislativo Municipal está localizada na Avenida Loureiro da Silva, 255, no Centro de Porto Alegre. Mais informações pelo telefone (51) 3220-4318 (Setor de Memorial).

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:intentona comunista