Câmara aprova Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Mulher
Proposta do vereador Dr. Goulart (PTB) visa debater questões que envolvem a saúde da mulher e promover ações que possam beneficiar a qualidade de vida dessas cidadãs.
Foi aprovado, por unanimidade, o requerimento de autoria do vereador Dr. Goulart (PTB) para estabelecimento da Frente Parlamentar em Defesa da saúde da Mulher na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Conforme o autor, defendeu a sua proposta ao alertar que as mulheres experimentam diferentes situações na vida diária, pressões sociais e responsabilidades do gênero, que provocam o adiamento dos cuidados para com a própria saúde, prevenção de doenças ou atenção aos sintomas sobre problemas diversos que afetam a saúde física ou mental. Dr. Goulart informou que estudos mostram que mulheres morrem com idade mais avançada do que homens; porém, adoecem mais. Ele explica que as mulheres utilizam mais o Sistema Único de Saúde, "não para uso pessoal, mas por serem mães, esposas, filhas e solidárias e se envolverem mais com os problemas de saúde do próximo", ao lembrar que as cidadãs também podem contribuir com temas para debates e encaminhamentos de ações que possibilitem melhor tranquilidade e desenvolvimento de ações ou políticas públicas em prol da saúde, que possibilitem uma vida mais saudável às mulheres.
A Frente parlamentar em Defesa da Saúde da Mulher vai tratar de temas diversos e terá início no mês de março, em homenagem a data comemorativa do Dia Internacional da Mulher, com a participação de um vereador por bancada partidária, sociedade civil e organizada.