Plenário

Câmara aprova homenagem a Teixeirinha

Projeto aprovado prevê instalação de uma estátua às margens do Guaíba

  • Teixeirinha
    Teixeirinha atuou como músico, compositor, radialista, ator e produtor de cinema
  • Movimentação de plenário. Na foto, presidente Márcio Bins Ely
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (29/9), projeto de lei que destina espaço em área da Avenida Padre Cacique - localizada em frente ao número 2.000 - para instalação de estátua em homenagem ao músico, compositor, radialista, ator e produtor de cinema Vitor Mateus Teixeira, conhecido como Teixeirinha. A proposta foi apresentada pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT).

Ao descrever a importante trajetória de Teixeirinha, o parlamentar destaca que o principal legado do artista foi sua contribuição para a consolidação da música como referência da identidade e um marco para a cultura popular. “Nada mais justo que homenagear e cultivar a figura de um dos mais renomados artistas gaúchos com a instalação de uma estátua às margens do Guaíba. Tal ação servirá para que as atuais e as futuras gerações conheçam e mantenham viva a história de um gaúcho que levou o nome e a cultura de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul para os mais variados lugares do Brasil e do mundo”, ressalta Bins Ely.

Entre os destaques da história de Teixeirinha, que faleceu dia 4 de dezembro de 1985, estão a gravação de 49 discos (LPs) inéditos, somando mais de 70 obras, incluindo regravações. Também foram mais de 758 músicas de sua autoria, deixando um acervo superior a 1.200 composições, incluindo algumas inéditas.

No cinema, o artista se destacou como roteirista, ator e diretor de filmes como "Coração de Luto", em 1964, e "Motorista sem Limites", de 1969. Em 1970, criou a Teixeirinha Produções Artísticas, pela qual escreveu, produziu e distribuiu outros dez filmes.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)
Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Padre CaciqueestátuaTeixeirinhaVitor Mateus Teixeira