PLENÁRIO VIRTUAL

Câmara aprova reforma administrativa do Executivo

  • Prédio da Prefeitura Municipal. Paço Municipal. Centro da cidade.
    Prefeitura terá nova estrutura administrativa a partir deste ano(Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão extraordinária remota.
    Sessão virtual de hoje durou oito horas(Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Após oito horas de debate, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quinta-feira (7/1), durante sessão extraordinária, a reforma administrativa proposta pelo Executivo. As alterações foram apresentadas através de dois projetos: o PLCE 01/21, aprovado por 25 votos a 10, e o PLE 01/21, aprovado com 24 votos favoráveis e 10 contrários. Com as mudanças, a estrutura do governo ficará com 19 secretarias, oito estruturas indiretas e duas secretarias extraordinárias, uma delas já implantada - a Extraordinária de Enfrentamento do Coronavírus. 

Ao PLCE 01/21 foram apresentadas sete emendas parlamentares, sendo cinco aprovadas e duas rejeitadas. Já o PLE 01/21 recebeu quatro emendas, sendo duas rejeitadas, uma retirada e outra que restou prejudicada.

A reforma prevê a extinção de um cargo de secretário extraordinário e de 11 vagas de CC5. O enxugamento viabiliza a criação de quatro vagas de secretários, com respectivos adjuntos, e de mais dois adjuntos (Educação e Governança). De acordo com o Executivo, as alterações não geram aumento de despesa.

Pelo projeto aprovado, haverá duas separações de secretarias: Planejamento e Administração; Obras e Mobilidade; e será criada a pasta de Regularização Fundiária e Habitação, responsável pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab), e recriada a pasta de Esporte e Lazer, que também incluirá a temática Juventude por emenda do vereador Giovane Byl (PTB).

Nova estrutura

1) Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos

2) Secretaria de Administração e Patrimônio

3) Secretaria de Transparência e Controladoria

4) Secretaria de Governança Local e Coordenação Política

5) Secretaria da Fazenda

6) Secretaria de Parcerias

7) Procuradoria-Geral do Município

8) Secretaria de Serviços Urbanos

9) Secretaria de Obras e Infraestrutura

10) Secretaria de Mobilidade Urbana

11) Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

12) Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade*

13) Secretaria da Cultura

14) Secretaria da Saúde

15) Secretaria de Segurança

16) Secretaria de Educação

17) Secretaria de Desenvolvimento Social

18) Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude* 

19) Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária

 

*Nomenclatura alterada por emenda parlamentar

 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)
Priscila Bittencourte (reg. prof. 14.806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)