Sessão Solene

Câmara celebra 100 anos da sinagoga União Israelita

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou na noite desta terça-feira (24/08) o aniversário de 100 anos da sinagoga União Israelita Porto Alegrense. O templo judaico foi o primeiro a ser construído no Rio Grande do Sul. A solenidade, de autoria da Mesa Diretora foi coordenada pelo presidente do Legislativo, vereador Nelcir Tessaro e contou com a presença do secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Valter Nagelstein, representando a prefeitura de Porto Alegre, do secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães, e de membros da comunidade judaica.

Ao prestar sua homenagem em palavras, Tessaro registrou a importância da sinagoga por ter acompanhado grande parte do desenvolvimento e crescimento de Porto Alegre. "O templo judaico é o esteio para o conforto espiritual de seu povo e sempre esteve presente, produzindo e reproduzindo conhecimento para a população da cidade. É por isso que esta Casa tem o prazer de homenagear as tradições de um povo que contribui muito com a comunidade gaúcha. Vida longa à União", celebrou. Porto Alegre abriga hoje 9 mil judeus e é a terceira maior comunidade judaica do Brasil.

Agradecimento

Ao agradecer, emocionado, o líder religioso da sinagoga, Rabino Ruben Luiz Nachmanovitch afirmou ser impossível transmitir em palavras o sentimento de gratidão. "Que honra ver a casa do povo homenagear nossa casa de oração", registrou ao lembrar que entre os principais fundamentos da União estão a propagação de valores espirituais junto a conhecimentos seculares, educação, tradição, continuidade e comunhão.

Para Nachmanovitch, o esforço, dedicação e sabedoria dos fundadores da sinagoga foram fundamentais para a continuação e fortalecimento dos costumes dos judeus em Porto Alegre. "É na nossa sinagoga que fazemos nossas reuniões de estudo, de lazer, de oração, de tradição. O nosso muito obrigado por reconhecerem nela a nossa força", completou. Os vereadores João Carlos Nedel (PP) e Reginaldo Pujol (DEM) também estiveram presentes na solenidade.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)