Câmara registra cinqüentenário do Grêmio Literário Castro Alves
A Câmara Municipal de Porto Alegre, por proposição da Mesa Diretora, registrou na tarde desta terça-feira (3/6), durante Sessão Solene, o cinqüentenário do Grêmio Literário Castro Alves, celebrado no último dia 25 de maio.
Na homenagem, presidida pelo vereador Ervino Besson (PDT), foi lembrada a história do Grêmio Literário Castro Alves. A entidade iniciou com o sonho da poetisa Celeste Maria do Amaral Masera Lourenço, admiradora e grande conhecedora da vida e obra do poeta Castro Alves. Ela idealizou fundar uma entidade que pudesse apoiar os iniciantes, estimular a criação literária desenvolvendo talentos e, preenchendo assim, uma lacuna e, ao mesmo tempo, podendo homenagear o poeta dos escravos. Foi assim que, juntamente com seus amigos Noely Siqueira de Sá Britto e Adeomar dos Santos, fundou esse glorioso Grêmio, disse Ervino Besson, ressaltando que a Câmara não poderia deixar de registrar esse momento. Essa é a verdadeira casa do povo de Porto Alegre e representa todos os sentimentos da sociedade.
A presidente do Grêmio, Silvia Silva Benedetti, disse sentir-se emocionada pela lembrança. Fechamos com chave de ouro nossas comemorações aqui nessa Casa, que como bem lembrou o vereador, é a Casa do povo. Silvia aproveitou a oportunidade e agradeceu também a todos que ajudaram a fazer a história do Grêmio Literário.
Jorge Krieger de Melo, presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, prestigiou o evento, bem como a diretoria do Grêmio Literário e diversas autoridades.
Regina Andrade (reg. prof. 8423)