Plenário

Câmara celebra Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

  • Período de Comunicações destinado a saudar o transcurso do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Vereadora Mônica Leal e na mesa, a partir da esquerda: Coronel Intendente Carlos Adriano Pinheiro Bareira, Coronel Jacinto Maia Neto, Major Brigadeiro do Ar R1 Raul José Ferreira Dias, Presidente Cássio Trogildo, Brigadeiro do Ar Arnaldo Silva Lima Filho, Capitão dos Portos Amaury Gomes Junior e Coronel de Infantaria da Aeronáutica Aldemarion Gonçalves
    Mônica Leal (PP) lembrou a figura de Santos Dumont (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Período de Comunicações destinado a saudar o transcurso do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.
    Militares da Força Aérea lotaram galerias da Câmara (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (20/11) na Câmara Municipal de Porto Alegre foi dedicado ao transcurso do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrado em 23 de outubro. Proposta por Mônica Leal (PP), a comemoração da data também lembrou os 111 anos do primeiro voo da aeronave 14 Bis, pilotada por Santos Dumont. 

Comandante da Ala 3 e representante do Comando da Aeronáutica, o brigadeiro do ar Arnaldo Silva Lima Filho agradeceu a iniciativa da Casa. Falando em nome de todos os integrantes da Força Aérea, Lima se disse extremamente honrado pelo reconhecimento da sociedade que a Câmara Municipal de Porto Alegre representa. Para conseguir exprimir a importância do trabalho, o comandante contou que a FAB compreende 22 milhões de metros quadrados na zona nacional. "Identificamos o volume fabuloso de responsabilidade que a força se faz presente". Lima explicou também que a aviação militar tem a missão de manter a soberania e a defesa do espaço aéreo, bem como agir em operações de busca e resgate, além de outras ações operacionais da instituição com militares que compõem uma logística competente. "Somos um corpo único com 76 anos de existência que pretende chegar ao centenário como uma força moderna", disse. Para Lima, os aviadores são herdeiros de Santos Dumont, que, de acordo com ele, foi um exemplo de persistência para todos. "Força Área Brasileira, asas que protegem o país", concluiu o comandante. 

Ao relembrar o primeiro voo de Santos Dumont, Mônica Leal declarou ser um fato que marcou a evolução mundial. De acordo com ela, o acontecimento tornou possível uma aceleração em todos os campos de conhecimento. "Tudo ganhou altura, velocidade, maior visão e liberdade, características inerentes aos aparelhos voadores", afirmou. Para ela, a homenagem é em decorrência do que foi plantado por Santos Dumont, pois na esteira disso aviadores possibilitaram a ascensão da aviação militar. Destacou também que a Força Aérea Brasileira é símbolo de muitas conquistas, conduzindo a aviação brasileira com competência e segurança. A vereadora defendeu a necessidade de valores humanos. "Hierarquia e disciplina são tudo aquilo que hoje nos falta, mas que os homens e máquinas desta instituição, unidos em um só corpo, imbuídos de muita coragem, discernimento e conhecimento de seu ofício, continuem agentes atuantes e prontos para defender a soberania nacional com disciplina, patriotismo, integridade e comprometimento. Parabéns Aviadores do Brasil." 

Também parabenizando o trabalho realizado pela Aeronáutica, Valter Nagelstein (PMDB) disse achar fundamental a iniciativa da homenagem. Para ele, hoje se vive dias turbulentos e com uma visão nublada diante dos caminhos do Brasil. "Hoje nos falta patriotismo, falta civismo", lamentou. Ao relatar conflitos como a guerra do Paraguai, Nagelstein observou que militares brasileiros escreveram a história da democracia com sangue. Com isso, o vereador defendeu que a história seja estudada e conhecida para que equívocos não sejam repetidos, assim como o resgate de valores e do respeito. 

Também estiveram presentes o ex-comandante do 5º Comando Aéreo Regional, major brigadeiro do ar Raul José Ferreira Dias, o representante do Comando Militar do Sul, coronel Jacinto Maia Neto, o capitão dos portos de Porto Alegre, capitão de mar e guerra, Amaury Gomes Júnior, o comandante do grupamento de apoio de Canoas, coronel intendente Carlos Adriano Pinheiro Barreira, e o representante da presidência da Forjas Taurus S.A, coronel de infantaria da aeronáutica Aldemarion Gonçalves. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)