Sessão Solene

Dia do Aviador e da FAB é celebrado pela Câmara

Nagelstein destacou importância da FAB Foto: Maria Helena Sponchiado
Nagelstein destacou importância da FAB Foto: Maria Helena Sponchiado

A passagem do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) foi saudada em sessão solene na tarde desta sexta-feira (20/11) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB) e presidida pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB), a homenagem contou com as presenças do vereador João Pancinha (PMDB), de autoridades e de dezenas de oficiais e aeronautas.

Nagelstein lembrou os inventores brasileiros que contribuíram para o surgimento da aviação, desde o padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão, há três séculos, até Alberto Santos Dumont, que, com o 14-BIS, conseguiu fazer decolar, voar e pousar um objeto mais pesado que o ar, em 23 de outubro de 1906, na França. Conforme o vereador, Santos Dumont jamais poderia imaginar que hoje existiriam tantos homens fazendo da aviação uma profissão. Também recordou a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, e da FAB, destacando a importância de seu trabalho de proteção, cooperação, ajuda humanitária e integração. "Passados pouco mais de 100 anos da aventura de Santos Dumont, o avião se tornou o meio de transporte mais versátil e seguro, que une pessoas e países e que transporta saúde e esperança", enfatizou.      

O comandante do V Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro-do-ar Nivaldo Rossatto, agradeceu a homenagem, simbolizada também pelo diploma alusivo ao Dia do Aviador e da FAB entregue por Nagelstein. "Receber esta homenagem encoraja-nos, cada vez mais, a labutar pela soberania do país e a construir uma nação mais digna e equânime", afirmou. Segundo Rossatto, apesar dos "parcos recursos", em todas as condições os 75 mil integrantes da Aeronáutica continuam a "vestir o azul com amor", dando a vida, se necessário, para salvaguardar o Brasil.

Além de Rossatto e Tessaro, compuseram a Mesa da solenidade o general-de-brigada Sérgio José Pereira, representante do Comando Militar do Sul; a tenente Kelly Machado, representante da Delegacia da Capitania dos Portos do RS; e o secretário de Estado da Administração e Recursos Humanos, Elói Guimarães, representando a governadora. A sessão teve a participação da Banda do V Comar, que tocou o Hino Nacional, o Hino do Aviador e o Hino Riograndense.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)