Sessão Solene

Câmara comemora 35 anos de criação da Ulbra

ULBRA foi homenageada pela Câmara Foto:
ULBRA foi homenageada pela Câmara Foto:

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta terça-feira (23/10), sessão solene para homenagear os 35 anos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Na oportunidade, o vereador Dr. Goulart (PTB), lembrou que a história da Ulbra e de sua mantenedora, a Comunidade Evangélica Luterana de São Paulo (Celsp), remonta a 1905, quando a comunidade foi criada em Canoas.

“O início do trabalho educacional da Celsp data de 1911, quando foi inaugurada a primeira capela que funcionou também como escola para atender os filhos dos imigrantes alemães de Canoas”, afirmou.

Dr. Goulart lembrou ainda que a expansão do complexo educacional da Ulbra começou de maneira efetiva em 1966, quando o Pastor Ruben Becker assumiu a paróquia. "Neste ano, foram abertos os cursos de ensino técnico imediato e do ensino universitário a longo prazo, agregando-se, mais adiante, as áreas de saúde, tecnologia, cultura, comunicação e esporte".

Em 1972, disse o vereador, a mantenedora criou a Faculdade Canoense de Ciências Administrativas, constituído pelo curso de Administração de Empresas, com sede nas dependências do Colégio Cristo Redentor. "A partir desse momento, iniciou-se também, a luta para viabilizar a criação de outras faculdades."

A Ulbra, destacou Goulart, foi fundada em 1988 com a criação de novos cursos de graduação tecnológica e de pós-graduação, bem como novos campos universitários no Rio Grande do Sul e no Brasil. "O projeto e as ações educacionais da Ulbra estão a serviço de uma vida melhor, mais humana, e para a construção de uma sociedade mais justa", ressaltou.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Edmundo Kanan Marques ressaltou que a Ulbra tem uma história de conquistas. "Desde a primeira escola, até hoje, a faculdade caracteriza-se por ser uma instituição voltada para o futuro, buscando sempre o melhor em todas as suas áreas de atuação."

Marques finalizou agradecendo a homenagem e afirmando que a “missão institucional da Ulbra é desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão buscando  atender as necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendimentos nas áreas de educação, saúde e tecnologia”.

Pelas suas bancadas falaram os vereadores Adeli Sell (PT), Maria Luiza (PTB), Bernardino Vendruscolo (PMDB), Neuza Canabarro (PDT), Newton Braga Rosa (PP), Luiz Braz (PSDB) e José Ismael Heinen (DEM).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)