Presidência

Câmara comemora a Semana Municipal do Enxadrismo

Jogos de xadrez no saguão do Legislativo Foto: Josiele Silva
Jogos de xadrez no saguão do Legislativo Foto: Josiele Silva (Foto: Josiele Silva/CMPA)
Para estimular a prática do jogo de xadrez, a Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu atividades na quarta-feira (18/11), que prosseguem nesta quinta (19/11), quando se comemora o Dia Mundial do Enxadrismo. No intervalo do almoço, servidores e o público em geral podem acompanhar partidas de xadrez e também receber orientações sobre o esporte, que “estimula a capacidade de antecipação, o raciocínio lógico e abstrato, ajudando o cérebro a ‘aprender a pensar’ por meio de uma atividade prazerosa”, como ressalta a psicopedagoga Kátia Kühn Chedid (da USP e da PUC de São Paulo).

A iniciativa do Legislativo da Capital faz parte da Semana Municipal do Enxadrismo, que, a partir da publicação da Lei nº 11.850, passou a integrar o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. O projeto que deu origem à lei municipal foi proposto pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT). O parlamentar ressalta que o objetivo é divulgar e fortalecer iniciativas relacionadas ao jogo de xadrez. “É um esporte que desenvolve o cérebro”, salienta.

História

Comemorado em 19 de novembro, o Dia Mundial do Enxadrismo marca a data de nascimento de um dos maiores enxadristas de todos os tempos: o cubano José Raúl Capablanca y Graupera (1888-1942). Único latino-americano a receber o título de Campeão Mundial de Xadrez (de 1921 a 1927), Capablanca é qualificado por historiadores do esporte como “o Mozart do Xadrez”, uma vez que a genialidade e o brilhantismo dele tornaram-se evidentes desde muito cedo, quando aprendeu a jogar aos quatro anos de idade.

O cubano tem números impressionantes: conquistou o primeiro ou o segundo lugar em 30 dos 35 torneios dos quais participou. Perdeu apenas 35 partidas, de um total de 567. Manteve, inclusive, um período de oito anos (1916-1924) sem uma única derrota.

Exposição de artes

Ainda dentro da Semana do Enxadrismo, a Câmara conta ainda com uma exposição de telas e objetos que retratam o universo dos jogos de xadrez. Desde segunda-feira (16/11), a mostra está aberta à visitação na Galeria Clébio Sória, no térreo do Palácio Aloísio Filho (Avenida Loureiro da Silva). A exposição, do artista Beto Baseggio, reúne 11 pinturas em óleo sobre tela e cinco instalações formadas por objetos criados com sucata plástica e metálica coletada nas ruas da Capital. As obras exibem figuras como cavalos, torres, reis, rainhas, bispos e peões.
 
A exposição na Câmara é a primeira da carreira de Beto, artista plástico autodidata nascido na Capital que também atua como enxadrista. Em março deste ano, obteve a classificação de vice-campeão na categoria Sênior no XIV Torneio Internacional de Xadrez Cidade de Porto Alegre.

A mostra pode ser visitada até 27 de novembro, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, com entrada franca. Apoio do gabinete do vereador Clàudio Janta (SDD), da Seção de Memorial e da Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul. Informações: (51) 3220-4318.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)