Plenário

Plenário aprova criação do Programa Municipal de Ensino do Xadrez

Vereador Márcio Bins Ely Foto: Leonardo Contursi
Vereador Márcio Bins Ely Foto: Leonardo Contursi
Na tarde desta segunda-feira (29/2), o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, por 12 votos a 11, o projeto que institui o Programa Municipal de Ensino do Xadrez (Pmex). De autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), a proposta tem como objetivo desenvolver a prática em escolas da rede pública municipal da Capital. “O xadrez é um grande aliado no desenvolvimento intelectual, social e educacional dos alunos”, destacou.

Em votação simbólica, foi aprovada ainda a Emenda 1, também de Bins Ely, que estabelece que para a implantação do Pmex "poderão ser firmadas parcerias com os Poderes Públicos Estadual e Municipal".

“O jogo de xadrez nas escolas é uma forma de entretenimento lúdico-educacional capaz de desenvolver, em crianças e jovens, capacidade de concentração, imaginação e vontade de vencer. O interesse no aprendizado do jogo é mais uma alternativa pedagógica e atraente para tirar os adolescentes das ruas e evitar que fiquem vulneráveis às drogas e à violência”, afirma o parlamentar.

Pelo projeto, para a implementação do Pmex, serão firmadas parcerias com clubes, associações e federações que pratiquem a atividade e com organizações legalmente constituídas voltadas à comunidades carentes e instituições públicas, mediante projetos para promoção, ensino e difusão do xadrez. Também prevê a busca de apoio junto à iniciativa privada, por meio de patrocínios para participação em competições de xadrez e a realização de campanhas de divulgação dos benefícios da prática do jogo junto aos pais e alunos das escolas municipais.

Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)