Sessão Solene

Câmara comemora seis anos de fundação do jornal O Sul

Nereu (e), Paulo Sérgio, Celeste e Mônica durante entrega de diploma Foto: tonico alvares
Nereu (e), Paulo Sérgio, Celeste e Mônica durante entrega de diploma Foto: tonico alvares

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta terça-feira (7/8), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem aos seis anos do jornal O Sul, fundado em 2 de julho de 2001. Proposta pelo vereador Nereu D"Avila (PDT), a cerimônia foi conduzida pela presidenta da Casa, Maria Celeste (PT), e contou com as presenças de dirigentes e funcionários da Rede Pampa, à qual pertence o periódico diário.

Nereu disse que, em apenas seis anos, O Sul inscreveu-se na história da imprensa gaúcha. “Há sobradas razões para homenagear o jornal, que se tornou uma das mais fortes alternativas da imprensa gaúcha e nacional”, disse. Para ilustrar o peso de O Sul, Nereu destacou, basicamente, três pontos: sua “fantástica formulação fotográfica, com inúmeras e representativas fotos”; a capacidade de síntese e representatividade, ao estampar colunas de articulistas renomados; e o fato de ser “o único a trazer as notícias de sábado”. O vereador também enfatizou a importância de O Sul para a democracia, “por ter desequilibrado qualquer  possibilidade de hegemonia na imprensa gaúcha”.

Ao agradecer a homenagem e o diploma alusivo ao aniversário, entregue por Nereu, o diretor-geral de O Sul, Paulo Sérgio Pinto, contou que o periódico surgiu do antigo sonho do presidente da Rede Pampa, Otávio Gadret, de construir um jornal inovador e plural. Além do arrojado e dinâmico projeto gráfico e editorial, todo em cores, o diretor destacou o fato de O Sul representar uma resistência aos monopólios da comunicação. Segundo Paulo Sérgio, o diário busca opor-se ao direcionamento da informação, para que o leitor faça sua própria interpretação. Também lembrou que O Sul trouxe alento ao mercado de trabalho de comunicação, empregando hoje mais de mil funcionários.

Saudaram os seis anos de O Sul ainda os vereadores Margarete Moraes (PT), Maria Luiza (PTB), João Carlos Nedel (PP), Professor Garcia (PPS), José Ismael Heinen (Dem) e Maristela Maffei (PCdoB). Entre outras qualidades, destacaram a pluralidade de idéias e a confiabilidade do jornal, citado como alternativa importante de leitura, sua proposta gráfica inovadora e os bons serviços prestados para a comunidade.

Além de Paulo Sérgio Pinto e da vereadora Maria Celeste, participaram da Mesa o chefe de Redação de O Sul, jornalista Elton Primaz; a secretária da Cultura do Estado, Mônica Leal; o presidente em exercício da Federação das Associações de Comércio e Serviços do RS (Federasul), José Américo da Silva; o general-de-brigada Manoel Pafiadache, representante do Comando Militar do Sul; e Carlos Alberto Pippi da Mota, representante da presidência do Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)