Sessão Solene

Câmara saúda sete anos de fundação do jornal O Sul

Homenagem aos 7 anos do jornal "O Sul"  Foto: Pedro Revillion
Homenagem aos 7 anos do jornal "O Sul" Foto: Pedro Revillion

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta terça-feira (12/8), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem aos sete anos do jornal O Sul, fundado em 2 de julho de 2001. Proposta pela Mesa Diretora, a cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, Sebastião Melo (PMDB), e contou com as presenças de dirigentes e funcionários da Rede Pampa, proprietária do periódico.

Em nome da Câmara, o vereador Nereu D"Avila (PDT) saudou O Sul, definindo-o como "um jovem e consagrado jornal". Nereu destacou a importância de a cidade contar com um jornal responsável e com a idoneidade de O Sul. Segundo ele, Porto Alegre valoriza o fato de dispor de diversos periódicos, "pois a hegemonia não é boa para a democracia". Conforme o vereador, O Sul "é ainda um bebê, mas já disse a que veio: forte, robusto e representante das mais caras tradições do Rio Grande do Sul".  Nereu entregou o diploma alusivo à data ao diretor da Rede Pampa, Alexandre Gadret, e ao diretor de O Sul, Paulo Sérgio Pinto.

Ao agradecer o diploma e a homenagem, Paulo Sérgio Pinto lembrou que o Sul surgiu de um antigo sonho de Otávio Gadret, fundador da Rede Pampa, que reúne emissoras de rádio e televisão. Destacou a tecnologia do jornal, totalmente em cores, com pluralismo de idéias, além de sua contribuição para a geração de empregos. Segundo ele, O Sul veio para quebrar paradigmas e o monopólio da imprensa no Estado, tendo sido criado em um momento no qual as empresas de comunicação demitiam. "Diziam que o O Sul não duraria seis meses, mas já esta aí há sete anos", afirmou.  "Obrigado pela homenagem e o carinho; sejamos todos nós muito felizes."

Também saudaram os sete anos de O Sul os vereadores Margarete Moraes (PT), Ervino Besson (PDT) e João Carlos Nedel (PP). Além de Sebastião Melo, Alexandre Gadret e Paulo Sérgio Pinto, compuseram a Mesa na solenidade o diretor do Margs, Cézar Prestes, representando o governo do Estado; o representante do V Comar, coronel Uirassu Gonçalves; o gerente regional da Anatel, João Jacob Bettoni; e o presidente do Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Jorge Krieger de Melo.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)