Sessão Solene

Câmara concede título à jornalista Erika Kramer

Erika Kramer, entre Melo e João Dib (d)  Foto: Camila Domingues
Erika Kramer, entre Melo e João Dib (d) Foto: Camila Domingues

A jornalista Erika Wilhelmine Coester Kramer tornou-se, nesta terça-feira (30/9), a mais nova Cidadã de Porto Alegre. Nascida em Pelotas, transferiu-se para a Capital em 1958 para estudar Comunicação e ser, após 50 anos, homenageada pela Câmara Municipal. A solenidade, proposta pelo vereador Sebastião Melo (PMDB), foi coordenada pelo vereador João Antonio Dib (PP) e realizada no Plenário Otávio Rocha.

Durante seu discurso, Melo salientou a carreira profissional de sucesso da jornalista. Conforme o vereador, Erika cursou Comunicação, fez mestrado na Ufrgs, realizou estudos de especialização no Exterior e contribuiu com a educação e o jornalismo no Estado. "Como jornalista, dedicou-se a produzir e fornecer a informação correta e, como educadora, buscou constantemente levar a educação a todas as camadas sociais - elemento básico para a formação de um indívíduo", declarou.

Ao acrescentar que Erika consolidou sua experiência por diversos veículos de comunicação da Capital, Melo destacou uma das principais características da homenageada: a capacidade de superação. "É uma ativista social acima de tudo, não desiste frente aos obstáculos. Erika luta contra as injustiças e propaga a solidariedade humana como sentimento essencial para a relação entre as pessoas. Dedico este título com alegria à mulher que teve posições e atitudes para transformar esta cidade e este país".

Emocionada e com a voz embargada, Erika agradeceu a honraria e a presença dos amigos e familiares. "São vocês o maior tesouro que adquiri nesta vida. Obrigada por estarem perto de mim", disse. Para ela, receber o título de cidadã de Porto Alegre é um momento de reflexão e compromisso. "Minha responsabilidade cresce, assim como meus sentimentos de viver, servir e lutar por esta cidade", registrou. "Que Deus me oportunize a continuar dedicando minha vida para a transformação da educação e da comunicação", concluiu.

Prestigiaram a homenagem a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a OAB/RS, o Sindicato dos Técnicos-Científicos do Rio Grande do Sul (Sintergs), o Consulado Geral da República Federativa da Alemanha e o Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre. Os vereadores Beto Moesch (PP) e João Carlos Nedel (PP) também estiveram presentes.

A homenageada

Erika Antoniette Wilhelmine Coester Kramer nasceu em Pelotas em 3 de agosto de 1937. É jornalista e pesquisadora de renome internacional com ênfase na área educacional. Trabalhou em diversos veículos de comunicação da Capital e foi a locutora, em alemão, da Cadeia da Legalidade, ao lado de Lauro Hagemann.

Entre 1964 a 1966, coordenou e apresentou o programa Sempre Mulher na TV Piratini. No mesmo período começou a desenvolver atividades relacionadas à educação, à cultura e às causas sociais. Em busca de aprimoramento na carreira, conheceu países como Alemanha, Bélgica, Bolívia, Colômbia, Equador, Espanha, Holanda, Inglaterra, México, Portugal, Peru e Venezuela.

Foi editora de todas as publicações da Fundação Educacional Landell de Moura, a Feplam, onde trabalhou por 28 anos. Como educadora, dirigiu trabalhos para a saúde comunitária e para o ensino à distância. Também dedicou-se à educação infantil em vilas carentes de Porto Alegre. Tem diversos livros publicados e dirige, desde 1995, a empresa Alternativa Consultoria que produz conteúdo para RBS, Canal Futura, TVE e TVA.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Ouça:
Jornalista Érica Kramer é cidadã de Porto Alegre