Homenagem

Câmara outorga Prêmio Construtor da Paz à BM

Costa recebeu prêmio das mãos de Nereu (c) e de Melo (d) Foto: Elson Sempé Pedroso
Costa recebeu prêmio das mãos de Nereu (c) e de Melo (d) Foto: Elson Sempé Pedroso

Por iniciativa do vereador Sebastião Melo (PMDB), a Câmara Municipal concedeu à Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BM) o Prêmio Construtor da Paz. A distinção tem por objetivo reconhecer e valorizar o trabalho das pessoas, empresas, órgãos e organizações da sociedade civil em prol da cultura da paz e na organização da sociedade contra todas as formas de violência. Para Melo, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizado pelos brigadianos de forma voluntária em escolas e outras instituições o faz acreditar que é através deste tipo de parceria que o Poder Público poderá sobreviver. “Mais do que nunca, o Poder Público precisa estabelecer parceiras sob pena de se assistir ao seu falecimento”, afirmou Melo.

Agradecendo a homenagem, o comandante-geral da BM, coronel Airton Carlos da Costa, lembrou que a Brigada já trabalhou no Proerd com mais de 60 mil crianças em todo o Estado. Para Costa, é necessário que se trabalhe mais nas causas do presente, como forma de diminuir as conseqüências no futuro. Costa agradeceu à Câmara, aos instrutores da BM e aos professores pela receptividade ao Proerd.

Pela bancada do PP, Mônica Leal disse que o título em si já simboliza a enorme contribuição social prestada pela Brigada Militar através do Proerd, pois ensina aos jovens a resistir aos apelos e a dizer “não às drogas”.

Nereu D’Ávila (PDT), no ato presidindo os trabalhos, disse que não poderia se furtar de falar, num momento em que violência que assola São Paulo é causada pelas drogas. Ele reiterou o trabalho que a Brigada Militar presta à sociedade e ao futuro dos jovens deste Estado, através do Proerd. 
 
Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)