Sessão Solene

Câmara concede títulos de Cidadão a Getúlio da Silva e Rotechild Prestes

Outorga de Título de Cidadão Emérito à Getúlio Felipe Fernandes da Silva e a Rotechild dos Santos Prestes.
Getúlio e Rotechild seguram os diplomas de Cidadão recebidos hoje (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu simultaneamente, nesta sexta-feira (24/11), a outorga de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao jovem Getúlio Felipe Fernandes da Silva e a Rotechild dos Santos Prestes. A sessão foi presidida por João Bosco Vaz (PDT). Ao abrir a solene, Bosco afirmou que as homenagens do Legislativo transpassam a Casa, pois representam a cidade e o povo porto-alegrense.  

Também participaram da mesa os dois homenageados, o coordenador de políticas para pessoas com deficiência do Estado do Rio Grande do Sul, Adilso Luís Pimentel Corlassoli, o diretor de Esporte do Estado do Rio Grande do Sul, Gelson Tadeu de Oliveira Pires, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Liza Cenci. Ainda fez parte da mesa o ex-jogador do Sport Club Internacional Jair Prates, carinhosamente denominado Príncipe Jajá pelos torcedores do colorados dos anos 70. 

O proponente da sessão, vereador Cláudio Janta (SD), saudou os outorgados e os integrantes da mesa. Disse que, além de deficiente físico, Rotechild luta pelas pessoas com deficiência e que foi seu colega no ensino fundamental, mas que atualmente os dois se reúnem com a finalidade de discutir as demandas das pessoas com deficiência. Segundo Janta, Rotechild é uma espécie de mestre no tema das políticas públicas para os portadores de necessidades especiais.

Com relação a Getúlio Felipe da Silva, o proponente assinalou que a outorga se justifica por ser ele “apenas um menino, uma criança”, só que atua na sociedade exibindo múltiplas habilidades. Conforme Janta, o rapaz sabe proferir palestras, cantar, jogar futebol e, sobretudo, conquistar o coração das pessoas. “O Getúlio é um sonhador, membro do Instituto Neymar por levar as crianças para jogar futebol, debater o tema da infância e da deficiência física com os diversos públicos”, explicou o vereador proponente.

Outorgados

Getúlio falou de sua emoção em receber o título de Cidadão Emérito. Ele se disse honrado pela outorga por tratar-se de um reconhecimento aos pequenos serviços que ele considera prestar à sociedade. “Hoje eu ando de bicicleta, jogo futebol, canto, apresento programa de rádio, mas quando eu era criança eu não conseguia caminhar. Eu tive de me esforçar”, definiu Getúlio.

Em seu discurso, Rotechild qualificou o dia de hoje como muito importante porque foi uma homenagem da cidade que ele ama. Salientou a iniciativa do vereador proponente em outorgar o título de Cidadão Emérito, no mesmo dia, a dois portadores de deficiência, numa decisão inédita da Câmara.

Rotechild atua no voluntariado do Morro da Cruz, onde é escoteiro, liderança comunitária e integrante das ações sociais realizadas pela congregação católica naquela região da cidade. Ele pediu melhorias na acessibilidade para deficientes físicos de Porto Alegre.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)