Plenário

Câmara da Capital lembra os 68 anos do PTB

Líderes políticos participaram da sessão Foto: Elson Sempé Pedroso
Líderes políticos participaram da sessão Foto: Elson Sempé Pedroso
Os vereadores da Capital homenagearam o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pelos seus 68 anos na sessão ordinária desta quinta-feira (16/5). “Desde a Revolução de 30 já se falava em Ministério do Trabalho e Reforma Agrária, e esta foi a inspiração para a criação do PTB”, afirmou o vereador Cassio Trogildo (PTB), proponente do tributo.

 “O PTB nasceu em 15 de maio de 1945, com um objetivo: a busca por Justiça Social!”, lembrou Trogildo, destacando os nomes de Getúlio Vargas e Alberto Pasqualini como mentores do partido. Ele fez um histórico das conquistas do PTB nas esferas nacional, estadual e local e disse que a atual bandeira da legenda é a solidariedade, “sempre buscando cuidar dos trabalhadores, das pessoas, do povo do nosso país”.

O presidente da Câmara, Dr. Thiago Duarte (PDT), parabenizou o PTB, lembrando que proximidade dos partidos trabalhistas “é algo cada vez mais possível e importante para o crescimento do Brasil”. O prefeito da Capital, José Fortunati, destacou a importância do partido para o seu governo, principalmente “graças à forte relação do PTB com a cidade de Porto Alegre, começando pela militância, que se encontra em cada bairro da cidade”.

Os presidentes do PTB do Rio Grande do Sul, deputado estadual Luiz Carlos Busato, e metropolitano, deputado federal Maurício Dziedricki, agradeceram a homenagem e reafirmaram o compromisso do partido com o Estado e a cidade.

Vereadores
 
Elizandro Sabino (PTB): “Se estamos em um Estado Democrático de Direito, o PTB faz parte dessas conquistas, bem como das garantias sociais esculpidas na Constituição Federal”.

Clàudio Janta (PDT): “Ninguém tira do PTB as conquistas trabalhistas que temos ainda hoje”.

Idenir Cecchim (PMDB): “Nós vemos no PTB uma boa maneira de fazer partido. E que bom que nós temos partidos que fazem o seu papel, com muita competência”.

Engenheiro Comassetto (PT): “O PTB, fazendo parte de vários governos, neste momento está construindo um Rio Grande do Sul, um Brasil e uma Porto Alegre melhor”.

Luiza Neves (PDT): “Se hoje eu estou vereadora nesta Casa, é graças a Getúlio Vargas, que fez valer o voto feminino no Brasil”.

Alceu Brasinha (PTB): “O PTB completa 24.838 dias de vida. E vou continuar muito tempo aqui, porque considero o PTB uma família”.

Também participaram da homenagem o vice-prefeito Sebastião Melo, os deputados estaduais Ronaldo Santini e Márcio Biolchi e o secretário municipal de Administração Elói Guimarães.
 
Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)