Solene

Câmara homenageia os 89 anos da Igreja Assembleia de Deus

Coral e Orquestra da Assembleia de Deus se apresentaram durante a sessão Foto: Vicente Carcuchinski
Coral e Orquestra da Assembleia de Deus se apresentaram durante a sessão Foto: Vicente Carcuchinski

Por iniciativa do vereador Elizandro Sabino (PTB), a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, no início da noite desta sexta-feira (18/10), a passagem dos 89 anos da Igreja Assembleia de Deus em Porto Alegre. Presidida pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), a sessão solene contou com a presença do presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Porto Alegre, Ubiratan Batista Job, do prefeito José Fortunati, do secretário de Estado da Economia Solidária do Rio Grande do Sul, Mauricio Dziedricki, do deputado estadual Jurandir Maciel e do deputado federal Ronaldo Nogueira.

A atividade contou ainda com a presença dos vereadores Cássio Trogildo (PTB), Idenir Cecchim (PMDB), Luiza Neves (PDT) e Reginaldo Pujol (DEM). Após a sessão, houve a apresentação do Coral e da Orquestra da Assembleia de Deus, sob a regência do maestro Davi Coelho.

História
 
Elizandro Sabino fez um relato histórico da Assembleia de Deus no Mundo, no Brasil e no Estado. Lembrou que a Igreja foi fundada há 103 anos no Brasil, no dia 19 de novembro de 1910, pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, vindos dos Estados Unidos.

No Rio Grande do Sul, destacou Sabino, a Igreja teve a sua trajetória iniciada em 3 de fevereiro de 1924, quando os também missionários suecos Gustavo e Elisabete Nordlund e sua família iniciaram o trabalho de evangelização em Porto Alegre, em uma casa situada na Rua Maryland, esquina com Eudoro Berlink, no bairro Mont’ Serrat.

Sabino ainda recordou que o primeiro culto no Rio Grande do Sul foi realizado no dia 15 de abril de 1924, na casa da Rua Maryland. Nesta ocasião, o culto foi assistido por apenas uma pessoa, um idoso de 70 anos chamado José Corrêa da Rosa. Ele havia chegado ao local para abrigar-se de um forte temporal e acabou se convertendo à religião, sendo batizado em águas por imersão, tornando-se o primeiro membro da futura Igreja Assembleia de Deus em Porto Alegre.

O vereador reverenciou o trabalho social feito pelo Orfanato Lar Esperança, que atende a crianças portadoras do vírus HIV e do Asilo de Amparo à Velhice Gustavo Nordlund, entre outras atividades desenvolvidas pelos seguidores da Assembleia de Deus. Ao se manifestar, o prefeito José Fortunati destacou a presença da Assembleia de Deus nas comunidades mais carentes da cidade, realizando um trabalho religioso e social.

Superação

Em nome da Assembleia de Deus de Porto Alegre, o pastor Ubiratan Batista Job rendeu as homenagens aos pioneiros, que vieram de um país diferente e enfrentaram as dificuldades de adaptação, especialmente no norte e nordeste brasileiro. “Mesmo não compreendidos, perseguidos, mal tratados, souberam honrar a fé pentecostal, se superando para que essa semente, no tempo certo, acabasse por germinar.”

De acordo com o pastor, isso ocorreu em todo o País e também no Rio Grande do Sul. Ele também destacou que, ao longo do tempo, as mesmas autoridades que antes davam de ombros e não agiam contra o preconceito hoje vêem, no trabalho da Igreja, o valor da simplicidade e o resultado alcançado. “Até mesmo as igrejas tradicionais, que antes nos criticavam, hoje vêm aprender com a Assembleia de Deus”, finalizou, lembrando que “as obras sociais dos irmãos assembleianos são a materialização da fé para ajudar aqueles que vivem nos bolsões da nossa cidade e de outras espalhadas pelo País”.

A Assembleia de Deus de hoje

Conforme dados registrados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de evangélicos no Brasil havia crescido 61,45% nos últimos dez anos, totalizando mais de 42 milhões de fiéis (42.275.440), sendo 12 milhões (12.314.410) da Igreja Assembleia de Deus. No estado do Rio Grande do Sul, o número de evangélicos da Assembleia de Deus, em 2010, totalizava 408.894 fiéis, sendo destes 38.647 residentes na cidade de Porto Alegre. Presidida pelo Pastor Ubiratan Batista Job desde o dia 7 de julho 2003, a Igreja Assembleia de Deus, atualmente, possui 40 Distritos e cerca de 280 congregações na cidade de Porto Alegre. 

Texto: Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)