Câmara debate educação e cultura no encerramento da Feira
O jornalista Juremir Machado da Silva e o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Rio Grande do Sul, Vinícius Caurio, foram os convidados da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) para um bate-papo no final da tarde deste sábado (10/11), na Praça da Alfândega. Reunidos junto ao espaço da Câmara Municipal de Porto Alegre na 58ª Feira do Livro, discorreram sobre os mais variados assuntos nas áreas de educação e cultura. Fernanda explicou que este bate-papo de maneira aberta e democrática já ocorreu em feiras passadas e sempre reunindo pessoas de destaque na defesa da cidade.
A negativa de políticos na votação sobre a redistribuição de recursos dos royalties do petróleo para a educação centralizou boa parte das discussões, bem como o sistema de cotas para ingresso nas universidades públicas brasileiras. Condenaram o posicionamento de alguns meios de comunicação que tentam reproduzir argumentos que desclassifiquem a reserva de cotas para o ingresso de negros, índios e estudantes oriundos do ensino público nas universidades. Está se criando uma hierarquia social, definiu Juremir.
As leis que favorecem os artistas e que não são cumpridas também foi tema do bate-papo, que durou pouco mais de uma hora com a participação da plateia.
Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)