Presidência

Câmara defende Frente Parlamentar de Apoio às Cooperativas

Zacher foi um dos palestrantes Foto: Jonathan Heckler
Zacher foi um dos palestrantes Foto: Jonathan Heckler

Parlamento e Cooperativismo foi o tema do último painel de debates da manhã dessa sexta-feira (30/11), no XV Seminário Gaúcho do Cooperativismo, promovido pelo Sescoop/RS,no Salão de  Atos da PUCRS, que teve a participação do vereador Mauro Zacher (PDT), presidente da  Câmara Municipal de  Porto Alegre (CMPA), juntamente com o deputado estadual Heitor Schuch (PSB) e o deputado federal Giovani Cherini (PDT).

No seminário, que teve início no dia anterior (29/11), as discussões e trabalhos voltaram-se à reflexão sobre “os princípios do cooperativismo: teoria e prática na atualidade”, conforme explicou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. Após a apresentação dos trabalhos de grupos, na manhã de hoje, os parlamentares defenderam a importância das frentes parlamentares em prol do cooperativismo, ocasião em que Zacher lembrou que "o Legislativo de Porto Alegre apoia o cooperativismo. "Em 1999, foi criada a Frende de Apoio ao Cooperativismo da Capital Gaúcha", disse, ressaltando ainda o trabalho do "saudoso vereador Ervino Besson na busca da promoção do cooperativismo a partir dos seu envolvimento com o setor, através das suas origens na zona rural de Porto Alegre".

Zacher enfatizou a necessidade de reeditar a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop) na Câmara Municipal, "oferecendo espaço cabível à importância desse setor que possibilita inegável desenvolvimento à cidade, assim como fomentando políticas públicas de incentivo ao setor", comprometendo-se em efetivar os trâmites para que esse processo ocorra com sucesso, no início da próxima legislatura, em 2013. Ao ressaltar importantes ações do cooperativismo em diversas áreas, tais como a educação, bancos, agricultura e construção, Zacher lembrou que o Executivo Municipal incentiva o cooperativismo, na prática, através da  contratação de cooperativas para prestação de serviços ao Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)