Câmara defende mais linhas de lotação na Capital
Mais linhas de lotação em Porto Alegre e avaliação do sistema de bilhetagem eletrônica foram os temas tratados na manhã desta quinta-feira (31/1) entre os presidentes da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), e da Associação de Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Ênio Reis.
Sobre a bilhetagem eletrônica, o presidente da ATP disse que a aceitação ao novo sistema foi muito boa. Informou que até o momento 165 mil pessoas, entre idosos e portadores de deficiência, já têm os cartões magnéticos. Reis destacou que o novo sistema pretende incentivar o uso do transporte coletivo, qualificar a circulação e o transporte urbano e aprimorar o controle de todos os usuários do transporte coletivo.
Melo comentou sobre a falta de linhas de lotação em certas regiões. Lugares como os bairros Restinga e Lomba do Pinheiro, bem como a Zona Norte, precisam deste tipo de transporte." Disse que a Casa irá intermediar uma reunião para tentar um acordo entre Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e ATP que resulte na ampliação das linhas de lotação. A reivindicação vem da comunidade, que gostaria ter mais esse tipo de serviço.
Sobre os critérios para concessão de isenções nos ônibus, o presidente do Legislativo citou o caso de isenção para um estudante de Medicina, cuja mensalidade do curso custa R$ 3 mil. Não há coerência, nessa situação, para isentar o pagamento da passagem de ônibus. E quem subsidia esta gratuidade, que contempla 30% da população do município, é o cidadão que paga sua passagem no dia-a-dia.
Os vereadores Haroldo de Souza (PMDB), Clênia Maranhão (PPS), Aldacir Oliboni (PT), Almerindo Filho (PTB), e Mário Fraga (PDT) acompanharam o encontro que teve por local o Salão Nobre da Presidência.
Visita
No início da tarde, o presidente do Legislativo recebeu visita do prefeito de Bento Gonçalves, Alcindo Gabrielli. Após esta visita, Melo foi à Assembléia Legislativa para participar da posse dos membros da nova Mesa Diretora da AL, que será presidida pelo deputado Alceu Moreira (PMDB).
Alessandra Obem (reg. prof. 6784)