Plenário

Câmara destaca a Semana da Enfermagem

Maria da Graça lembrou que conselho fiscaliza atuação dos profissionais Foto: Elson Sempé Pedroso
Maria da Graça lembrou que conselho fiscaliza atuação dos profissionais Foto: Elson Sempé Pedroso

Para marcar a Semana da Enfermagem – período em que se comemora o Dia do Enfermeiro (12/5) e o Dia do Técnico em Enfermagem (20/5), a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem, nesta segunda-feira (16/5), aos representantes da categoria através do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren/RS). A solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha, no período de comunicações, por solicitação do vereador Mauro Zacher (PDT).

Maria da Graça Piva, presidente Coren/RS, destacou que é bom a categoria ser lembrada para uma homenagem quando as pessoas estão com saúde, e não apenas quando estão doentes. Ela também ressaltou que a categoria precisa ser chamada na prevenção de doenças, e não só nas situações em que o quadro de saúde não é bom. “É importante ter um Conselho atuante, e fazemos em prol da saúde da população”, disse Maria da Graça ao citar a importância de uma entidade forte e de caráter fiscalizador.

“Um dos principais objetivos dos conselhos é fiscalizar as profissões. O Rio Grande do Sul é um dos estados que não possui pessoas sem formação atuando na área”, apontou a presidente. Ela reputou essa situação em virtude do Coren, que fiscalizou, apenas em 2010, mais de cinco mil instituições de saúde. “Temos apenas 15 fiscais, mas fizemos 1.794 fiscalizações em 2010. Também são feitas visitas para gerar encontros e capacitações aos profissionais”, registrou Maria da Graça.

A presidente do Coren/RS ressaltou, ainda, os projetos sociais da entidade, e destacou a saúde do idoso, um setor de pesquisas financiado pelo órgão e projeto no segmento de plantas medicinais. Maria da Graça pediu para voltar à Casa para defender a jornada de trabalho de 30 horas semanais para a categoria dos auxiliares, técnicos e enfermeiros. “Quem fica doente somos nós com a atual carga. Temos que ter uma carga horária suportável”, finalizou.

Importância
 
O vereador Mauro Zacher registrou a importância da classe para o Rio Grande do Sul, e colocou que o Coren faz o que um conselho realmente tem que fazer. “Não é simpático, mas quem acompanha o trabalho do Coren sabe que o órgão está lá para cumprir o seu trabalho, mesmo que alguns não gostem”, avaliou. Segundo o vereador, o Conselho ainda possibilita um leque de oportunidades para uma classe que tem mais de 130 mil trabalhadores no Estado, entre os auxiliares, técnicos, e enfermeiros.

“A saúde necessita de atenção especial de todos nós e fico satisfeito com a atuação do Coren, que fiscaliza e sabe que a população precisa ser atendida por uma pessoa habilitada”, defende Zacher. Ele informou que, em conversa com o ministro do Trabalho Carlos Lupi, ele foi sensível com a ideia da redução da jornada de trabalho da categoria.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

Leia também:
Comunicações