Plenário

Câmara destaca os 70 anos da independência do Líbano

Vereadores de Porto Alegre entregaram diploma alusivo ao aniversário Foto: Tonico Alvares
Vereadores de Porto Alegre entregaram diploma alusivo ao aniversário Foto: Tonico Alvares

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na sessão desta quinta-feira (28/11), a passagem do 70º aniversário da independência do Líbano, comemorada em 22 de novembro. A homenagem, realizada no período de Comunicações, foi uma proposta da Mesa Diretora. Em nome do Legislativo, o vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) parabenizou o povo libanês. “Quero homenagear este país, do qual encontro muitos descendentes aqui no Brasil e dizer que tenho muita honra em fazer parte destas misturas, o Brasil é berço de inúmeras nacionalidades, a cultura árabe está extremamente arraigada em todos nós”, afirmou.

Em seu tempo de Comunicações, Idenir Cecchim (PMDB) afirmou que a comunidade libanesa no Brasil contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do país e, em especial, de Porto Alegre. Citou o ex-vereador João Antonio Dib, presente à sessão, como exemplo de político descendente de libaneses. "Os descendentes fazem do comércio um setor pujante. Os libaneses trabalham muito, não por acaso são bem sucedidos. O povo libanês tem um país pequeno, mas sua comunidade está presente no mundo todo. E onde há libaneses existe progresso e muita liberdade. Essa homenagem é o reconhecimento da Câmara pela amizade e acolhida que libaneses de Porto Alegre dedicam aos gaúchos."

O presidente da Sociedade Libanesa, Zilmar José Moussalle, agradeceu a homenagem da  Câmara. “Quero lembrar o sagrado dever de mostrar o que é o Líbano.” Segundo ele, as pessoas não sabem, realmente, o que é o Líbano e, seguidamente, o confundem com outros lugares. “Nosso Líbano tem uma capital bela, Beirute. Tão lindo que já foi chamado de Suíça do Oriente, de Mônaco turístico. Mas também precisamos entender que o Líbano é mais do que um lugar de confraternização.” Moussalle destacou a importância do comércio, da culinária e dos costumes do país. “Devemos mostrar que não somos fanáticos religiosos, somos cultos. Mostrar que nosso povo não foge da luta. E que, acima de tudo, amamos nossa origem, nossa família, nossa pátria.”  

O país

O Líbano conquistou sua independência em 22 de novembro de 1946. O território, localizado no Oriente Médio, possui 270 quilômetros de extensão por 70 de largura. A maioria dos habitantes é árabe, assim como a língua, embora o francês e o inglês sejam muitos usados. O Líbano é o único Estado árabe em que o Cristianismo predomina, apesar de o país não ter religião oficial.

Durante a homenagem, também se manifestaram os vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Mônica Leal (PP), Airto Ferronato (PSB), Luiza Neves (PDT) e Reginaldo Pujol (DEM). Estiveram presentes o cônsul honorário do Líbano, Ricardo Malcon, e o representante do Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Salin Sessim Paulo.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)