Câmara destaca os dez anos do Conselho do Idoso
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (27/4) Sessão Solene em homenagem aos dez anos de criação do Conselho Municipal do Idoso. O conselho é composto por 13 membros, sendo oito representando a sociedade civil e cinco escolhidos pela Prefeitura. O Comui é presidido atualmente por Maria Helena Estrazulas.
A presidenta do Comui abriu seu discurso agradecendo ao ex-vereador Ciro Martini, autor da lei que criou o conselho e primeiro presidente do órgão. Agradeceu também a todos os vereadores que têm apresentado projetos em prol dos idosos, especialmente a Airto Ferronato (PSB), cujo projeto criando o Fundo Municipal do Idoso está em tramitação no Legislativo.
Para Estrazulas, nos últimos dez anos houve avanços nas políticas dirigidas aos idosos, mas salientou que há muito o que fazer. Em âmbito local, observou que é preciso construir com urgência casas de acolhimento e centros de convivência. "Temos a responsabilidade de fazer a engrenagem pública trabalhar em favor dos idosos."
Hoje, observou a dirigente do conselho, a população se deu conta da importância do Comui e as entidades da sociedade civil estão presentes no órgão. Conforme ela, o fortalecimento do Comui passa pelo engajamento pleno de seus integrantes, sem interesses partidiários e ideológicos. "Enfrentamos resistências, mas acreditamos que estamos no caminho certo. Seremos como formigas que trabalham incessantemente para armazenar alimentos. Sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos iremos mais longe", disse Estrazulas.
O presidente da Câmara, vereador Nelcir Tessaro (PTB), dirigiu a sessão e destacou a importância do órgão. Lembrou que é preciso incentivar as políticas públicas para os idosos e, ao mesmo tempo, encontrar formas de aproveitar melhor a experiências das pessoas da terceira idade. Pediu ao Comui que ajude o Legislativo a produzir projetos em benefício dos idosos apresentando sugestões de medidas que possam ser adotadas em Porto Alegre.
A sessão foi acompanhada por dezenas de idosos e contou com a presença de representantes da Prefeitura, Ministério Público e Força Sindical, além do vice-cônsul de Portugal, Adelino Vera-Cruz Pinto. Também prestigiaram a homenagem os vereadores Dr. Raul (PMDB), Airto Ferronato (PSB), João Bosco Vaz (PDT), Waldir Canal (PRB), Maurício Dziedricki (PTB) e Reginaldo Pujol (DEM).
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)