Sessão solene

Câmara entrega título de Cidadão ao médico Samuel Dalle Laste

Samuel Dalle Laste, na tribuna da Câmara Foto: Vicente Carcuchinski
Samuel Dalle Laste, na tribuna da Câmara Foto: Vicente Carcuchinski (Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA)
A Câmara Municipal concedeu, na noite desta terça-feira (24/2), o titulo de Cidadão de Porto Alegre ao médico Samuel Dalle Laste, durante sessão solene realizada no Plenário Otávio Rocha. 
A indicação foi do vereador Rodrigo Maroni (PCdoB), por meio de projeto aprovado pela Casa. Samuel é natural da cidade serrana de Caxias do Sul, filho de Aldo e Rejane Maria Dalle Laste. É especializado em medicina antienvelhecimento. Entende que a pessoa pode envelhecer com saúde e bem estar, por meio da redução da gordura corporal que melhora a capacidade cardiorrespiratória e o sistema imunológico.

Segundo Maroni, “Samuel é daqueles médicos acessíveis que interage com os pacientes, sempre disposto, que vive para facilitar a vida e tratar a alma do paciente”. Disse que Samuel é um médico que conhece a origem das doenças e nunca discute as consequências, mas a cura do mal, completou.     

O homenageado

Samuel Dalle Laste revelou que tem um projeto com o vereador Maroni para deixar de se fazer uma medicina paliativa e sim com assistência preventiva. Convidou o vereador Dr. Thiago (PDT) para se engajar no projeto, já que ele é um defensor de uma medicina de acompanhamento do paciente, visando à qualidade de vida das pessoas. Agradeceu a homenagem, referindo-se diretamente ao vereador Maroni, dizendo que se conheceram numa situação curiosa. “Você estava desacreditado e me procurou porque precisava de ajuda, e eu tive o maior prazer em te ajudar”, lembrou Dalle Laste. Revelou que não imaginava um dia se tornar médico e, quando se tornou, queria ser apenas mais um médico. Hoje consegue curar doenças sem remédio por meio de orientação, acompanhamento e cuidados. “O importante não é quanto uma pessoa vai viver e sim a qualidade de vida que vai ter enquanto estiver aqui”, concluiu.

A sessão foi presidida pela vereadora Jussara Cony (PCdoB), que destacou a concepção adotada pelo médico Samuel Della Laste, lembrando que “vivemos uma vida medicalizada e não olhamos para o nosso espaço, o nosso ambiente”, disse ela, desejando que um dia “o sistema de saúde utilize a ciência e a tecnologia com humanização e acolhimento”. Participaram ainda os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), João Nedel (PP) e Dr. Thiago Duarte (PDT). 

Texto: Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)