Câmara faz homenagem pelo Dia dos Avós
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (5/8) sessão solene em homenagem ao Dia dos Avós, comemorado em 26 de julho. A data marca o dia de dois santos: Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
O vereador João Dib (PP), que presidiu o ato, lembrou de seus netos presentes à cerimôia e leu texto sobre a história da data. "O Dia dos Avós ainda gera polêmica por conta daqueles que o veem apenas pelo lado comercial da data, mas a verdade é que o papel dos avós vai muito além dos mimos que possam dar e receber de seus netos."
Dib observou que muitas vezes os avós são o suporte financeiro das famílias e responsáveis pela educação dos netos. "Não é à toa que são chamados de segundos pais. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida e a sabedoria adquirida por eles."
Marta de Leon, que representou os grupos de convivência da Fasc, lembrou que um dia os mais velhos foram símbolo de poder, ocupando lugar de destaque na sociedade e que, com o passar dos anos, perderam importância. "Mas o mundo dá voltas e aos poucos os idosos foram retomando o seio das famílias." Ressaltou que agora, no século XXI, são esteios principais da família, dividindo tarefas e contribuindo com sua presença e renda para que os mais jovens possam crescer e evoluir. "São os avós modernos, que retomam a luta pela vida e vencem. Mas não podemos esquecer que os avós precisam de cuidados, de afeto, precisam de gestos simples, como um beijo ou um telefonema dos netos."
Mercedes Peixoto, 88 anos, representante dos grupos de conviência Amigas da Ilha e Arte de Viver, lembrou emocionada de sua infância, de sua boneca de pano feita pela mãe. "Foi a única boneca que tive em minha vida até dias atrás, quando ganhei uma boneca de minha neta. Quando abri o pacote, chorei por ter realizado um sonho de infância."
O presidente da Fasc, Kevin Krieger, lembrou de seu avô, Daniel Krieger, e de sua avó, Marinha, para homenagear todos os avós presentes à cerimônia. "Quando eu fazia alguma confusão em casa, ia dormir na casa de minha avó, que me levava o café na cama. Meu avô Daniel, que foi senador, é o responsável por estar na política hoje."
A cerimônia foi acompanhada por dezenas de idosos integrantes de grupos de convivência da Fasc e de entidades conveniadas.
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)