Plenário

Câmara homenageia Associação de Ex-Alunos do CPOR

Paulo Pretto recebeu diploma das mãos do vereador Márcio Bins Ely (d) Foto: Cristiane Moreira
Paulo Pretto recebeu diploma das mãos do vereador Márcio Bins Ely (d) Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, nesta quinta-feira (7/8), durante o período de Comunicações da sessão ordinária, a passagem do 21º aniversário da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR-PA). Na ocasião, o proponente da homenagem, vereador Márcio Bins Ely (PDT), entregou um diploma alusivo à data ao presidente da Associação, Paulo Roberto Pretto, e ao vice, Carlos Santiago. “É com muita satisfação e alegria que presto esta justa homenagem”, afirmou o vereador, lembrando que a entidade, fundada em 1993, é uma das cinco existentes no país. “Tenho muito orgulho de ter participado da Associação e ter sido ex-aluno e o segundo-tenente da Reserva. Criei grandes laços de amizade e conheci pessoas que nunca vou esquecer”, destacou.

Ao agradecer a homenagem, Paulo Pretto destacou que um dos objetivos da Associação é "manter a Reserva ativa e operante". Lembrou que, anualmente, o CPOR recebe muitos jovens "impetuosos e inexperientes", que, durante o período do curso, terão oportunidade de conviver num clima de camaradagem e amizade, aprendendo noções de dever, cidadania, disciplina e amor à pátria. Segundo ele, a Associação foi fundada em 11 de março de 1993, após a realização de um acampamento promovido por vários ex-alunos e apoiado pelo Comando do CPOR-PA. Entre os objetivos da entidade, disse Pretto, estão o de preservar e divulgar o espírito cívico de amor à patria e manter viva a história militar brasileira.

Pretto ainda homenageou a passagem dos 70 anos da participação dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. "Dos 1.539 oficiais combatentes, 433 deles eram oficiais R/2, formados pelos CPORs do Brasil", lembrou. "Foram oficiais R/2 atuantes e que fizeram a diferença." Destacando a tradição do CPOR na formação de líderes, observou que a força de um Exército não está somente nos seus oficiais da ativa, mas também na sua Reserva. "A Reserva R/2 do Exército sempre estará à disposição do Estado Brasileiro." Ao finalizar, citou o poeta Olavo Bilac: "A alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo."

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de jornalismo)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)