Sessão Solene

CPOR/PA é homenageado pelos seus 80 anos

Coronel Luiz Fernando Garrido falou sobre a importância do Centro Foto: Camila Domingues
Coronel Luiz Fernando Garrido falou sobre a importância do Centro Foto: Camila Domingues

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta terça-feira (4/11) à noite, no Plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem aos 80 anos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA). Proposta pela Mesa Diretora, a cerimônia foi conduzida pelo vereador José Ismael Heinen (Dem) e contou com as presenças de oficiais e praças das Forças Armadas, oficiais e generais da Reserva, alunos, professores e colaboradores do CPOR/PA.

Em nome da Câmara, o vereador Márcio Bins Ely (PDT) fez um breve histórico do CPOR/PA. “Durante a Segunda Guerra Mundial, o CPOR cumpriu sua missão, enviando oficiais da Reserva para a frente de batalha. Em 1966, foi agraciado com a Medalha do Mérito Militar em decorrência dos serviços prestados ao Exército”, disse. Bins Ely lembrou que é ex-aluno do CPOR/PA, e considerou que o Centro promove  formação do oficial da Reserva por meio do desenvolvimento moral, físico, intelectual e afetivo. “É lá que o jovem aprende a se superar. Hoje, eu não estaria aqui se não fossem as instruções e o período em que estive no CPOR”.

Ao agradecer a homenagem, o comandante do CPOR/PA, coronel Luiz Fernando Azevedo Garrido, explicou que, em 1928, Porto Alegre “dava passos largos, com ares de metrópole e deixando de ser uma cidade provinciana". Segundo ele, quando os CPORs foram criados nas principais capitais brasileiras, naquela época, Porto Alegre não poderia ficar de fora. Garrido observou que, quando a cidade homenageia o CPOR, está homenageando todas as gerações de porto-alegrenses que por lá passaram. “O CPOR orgulha-se por ter seus ex-alunos como expoentes da nossa sociedade”.

O coronel falou ainda sobre a importância da data de 4 de novembro, instituída como Dia do Oficial de Reserva em 2006, e destacou o trabalho da Associação de Ex-Alunos e Amigos do CPOR (AEAA/CPOR), que há 15 anos colabora com o Comando da unidade. O vereador Cláudio Sebenelo também saudou os 80 anos do CPOR/PA. Compuseram a Mesa, na solenidade, o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul, general-de-brigada Antônio Carlos Nascimento Krieger, e o comandante do Colégio Militar de Porto Alegre, coronel de Cavalaria Paulo Contieri.

Sobre o CPOR/PA

O CPOR/PA é um estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro responsável pela formação do oficial da Reserva, proporcionando a base de conhecimentos técnico-profissionais e a cultura militar. Criado em 31 de janeiro de 1928, através do esforço do então capitão de Artilharia Luiz de Araújo Correia Lima, o CPOR/PA funcionou, durante seus primeiros anos, em diversos quartéis de Porto Alegre. Em 1940, o CPOR/PA foi instalado nas dependências do 4º Esquadrão de Fuzileiros, situado na rua Correia Lima, bairro Menino Deus, onde está sediado até hoje. Atualmente, o CPOR/PA possui estrutura para formar 120 oficiais da Reserva das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações ou do Serviço de Intendência.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)