Plenário

Câmara homenageia o Colégio Farroupilha pelos 130 anos

Representantes da escola receberam diploma alusivo ao aniversário Foto: Leonardo Contursi/CMPA
Representantes da escola receberam diploma alusivo ao aniversário Foto: Leonardo Contursi/CMPA (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na tarde desta segunda-feira (28/3), o Colégio Farroupilha, que está completando 130 anos este ano. Estiveram presentes a diretora pedagógica do colégio, Marícia Ferri; o presidente da Associação Beneficente Educacional de 1958, Fernando Becker; e o diretor administrativo do Farroupilha, Milton Fattori.

O proponente da homenagem, vereador Mendes Ribeiro (PMDB), disse que a escola tem um papel transformador, que educou gerações e semeou um legado de pioneirismo, ultrapassando limites da sala de aula: “Ela foi precursora, entre outras coisas, em adotar o ecumenismo nas aulas de religião”.

Em seu discurso, Marícia Ferri contou um pouco da história do colégio, que foi fundado por alemães que saíram de seu país por dificuldades financeiras. Assim, surgiu uma comunidade germânica em Porto Alegre, que, além do Farroupilha, criaram a Sociedade Germânia, a Sociedade Ginástica Porto Alegre (Sogipa) e o Grêmio Náutico União. Contou que o Colégio Farroupilha foi o primeiro do Brasil a juntar meninos e meninas em uma mesma turma, assim como o primeiro do Estado a ter jardim da infância. Atualmente, oferece programas de voluntariado, intercâmbios e educação bilíngue na educação infantil. 

Também saudaram o Farroupilha os vereadores Mônica Leal (PP) e Dr. Raul Fraga (PMDB). Mônica falou que a escola influenciou a maneira de ser e de agir de seus filhos: "Uma das instituições mais sólidas e tradicionais de Porto Alegre". Dr Raul afirmou que tem muitos amigos que estudaram lá: "Quem conhece um pouco já sabe de sua qualidade".

Texto: Ananda Zambi (estudante de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)