Sessão Solene

Câmara homenageia os 15 anos do Conselho do Idoso

Presidente do Comui recebeu diploma das mãos do vereador Waldir Canal Foto: Leonardo Contursi
Presidente do Comui recebeu diploma das mãos do vereador Waldir Canal Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta terça-feira (14/4), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem aos 15 anos de criação do Conselho Municipal do Idoso. O Comui destina-se a formular e promover políticas públicas destinadas a garantir direitos à pessoa idosa. A solenidade foi proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB). 

Canal lembrou que o idoso está presente em todos os lugares da cidade, sendo uma peça fundamental da sociedade. "Precisamos valorizar os idosos, pois eles contribuíram a vida inteira com muita experiência e trabalho", disse. Ele agradeceu a todas as entidades presentes e ressaltou que a homenagem é um ato de reconhecimento ao trabalho do Conselho, que propõe benefícios aos cidadãos idosos. "Temos o prazer de ver idosos que lutam por direitos e dignidade", disse. "A luta do Comui é a luta do idoso, em uma união de forças que deve ser sempre protagonista e visível." 

O vereador ressaltou que é preciso mudar a forma como os idosos são vistos na sociedade, pois, atualmente, eles sofrem com discriminação e, em determinados casos, com a falta de respeito. "Muitas coisas foram feitas até hoje, mas precisamos ir além e pensar em ações que venham a reconhecer ainda mais o papel do idoso na comunidade", afirmou.

A presidente do Conselho, Dilciomar Rodrigues Teixeira, agradeceu à Câmara pela homenagem e afirmou que o Comui busca diariamente a dignidade do idoso. "Já houve, no passado, pessoas que pensaram em políticas que garantissem os direitos do idoso e hoje mantemos vivos esses pensamentos com muita luta e dedicação", disse. Segundo Dilciomar, os idosos ainda possuem grandes dificuldades de acesso aos direitos, no entanto projetos como os desenvolvidos pelo Comui estão ajudando a mudar este panorama."Nós temos de ampliar as políticas públicas para os idosos em todos os âmbitos, principalmente na cultura, no esporte e na educação", destacou.

Para Dilciomar, as dificuldades seriam ainda maiores se não fosse o apoio de entidades como a Secretaria Municipal do Idoso, que oferece ao Comui auxílio logístico e funcional. "Faremos tudo o que for possível para melhorar a vida dos idosos de Porto Alegre e esta homenagem nos mostra que estamos no caminho certo", concluiu. 

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)