Sessão solene

Câmara homenageia os 180 anos da Brigada Militar

  • Homenagem aos 180 anos da Brigada Militar do RS e outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Instituição.
    Coronel Andreis Dal Lago agradeceu a homenagem da Câmara (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Homenagem aos 180 anos da Brigada Militar do RS e outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Instituição.
    Vereadores destacaram importância da atuação da BM (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta terça-feira (21/11), a sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar (BM) do Rio Grande do Sul. Na ocasião, também foi entregue o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à instituição, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho. A proposta, feita pela Mesa Diretora da Casa, visa condecorar os serviços da entidade prestados à população. 

Ao fazer uso da palavra, o presidente do Legislativo municipal, vereador Cassio Trogildo (PTB), falou em nome da Mesa Diretora, ressaltando o quanto é importante conceder a homenagem à Brigada Militar do Estado. Para o vereador, os valores de uma instituição podem ser vistos como um conjunto de crenças e princípios que definem e viabilizam a participação popular no desenvolvimento da missão e dos próprios valores. De acordo com ele, são fatores determinantes para o foco da moral e ética da entidade. “Os valores da Brigada Militar são os pilares desta instituição que completa 180 anos, formada por milhares de homens e mulheres, que, através de sua disciplina, seriedade, honradez e dignidade, orgulham e protegem os gaúchos”, disse Trogildo. Para contextualizar a história da Brigada Militar, o vereador contou que a instituição surgiu durante o período imperial, num alinhamento da Guarda Nacional e o Exército. Atualmente, a Brigada Militar conta com cerca de 16 mil homens e mulheres em seus quadros, constituindo-se na maior instituição pública do Estado. 

Ainda de acordo com ele, a instituição militar teve atuação fundamental na Revolução Farroupilha e na Guerra do Paraguai, assim como outros conflitos como na Revolução Federalista, na Revolução Assisista e também fora do Rio Grande do Sul. Outro ponto destacado por Trogildo foi a construção do Aeroporto Salgado Filho, que se deu através da Brigada Militar. Segundo o vereador, o Serviço de Aviação da BM foi criado em 31 de maio de 1923, para uma operação de duas aeronaves argentinas, o que resultou na construção da pista de pouso que deu origem ao aeroporto. Trogildo ainda falou sobre a importância do trabalho da Patrulha Maria da Penha, que atua na prevenção à violência contra mulheres, e da força-tarefa da Brigada Militar nos principais presídios do Estado. “Sabemos que os policiais militares possuem uma grande credibilidade junto à nossa população. Os gaúchos aplaudem e se orgulham da atuação da Brigada. Por isso, a nossa singela homenagem e o nosso muito obrigado”, agradeceu o vereador. 

Após a entrega do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à instituição, o representante do governo do estado e comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal Lago, agradeceu a todos representantes e integrantes que fazem parte da corporação militar. “Nos sentimos muito honrados de receber esta homenagem da comunidade porto-alegrense representada na Câmara”. Para o coronel, a Brigada Militar se iniciou em um momento difícil na história, o que determinou seu nascedouro. “Nossos valores foram construídos com sacrifícios de todos os policiais militares, e hoje estamos aqui, sendo homenageados por esta comunidade, razão de nós existirmos”.

Dal Lago defendeu a necessidade de mais investimento no setor de segurança pública, para que se tenha um resultado melhor no grau de efetividade da Polícia, que atua em todas as camadas sociais. “Sem segurança não tem estado.” Em suas considerações finais, o coronel saudou todos os militares pelo empenho e por serem brigadianos. "Não somos melhores nem piores do que ninguém. Somos policiais militares." 

Os vereadores Valter Nagesltein (PMDB), Ricardo Gomes (PP), Mendes Ribeiro (PMDB), José Freitas (PRB), João Bosco (PDT), Felipe Camozzato (Novo) e a vereadora Comandante Nádia (PMDB) também se manifestaram em homenagem à Brigada Militar. Ainda estiveram presentes na solenidade o subcomandante geral da Brigada Militar, coronel Mario Ikeda, o capitão Amaury Gomes Junior, o representante da Ala 3, major Vinícius Martini Peres, o deputado estadual Maurício Dziedricki e o secretário municipal de Segurança Pública, Kleber Roberto de Lima Senisse, representando o prefeito em exercício, Gustavo Paim.

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)