Comunicações

Câmara homenageia os 20 anos da Escola Municipal Vila Monte Cristo

Professores e professoras da escola lotaram as galerias do plenário Otávio Rocha Foto: Ederson Nunes
Professores e professoras da escola lotaram as galerias do plenário Otávio Rocha Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
O período de Comunicações da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (9/7), foi dedicado a homenagear os 20 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo. A homenagem, presidida pelo vereador Mauro Pinheiro (PT), foi proposta pelo vereador Professor Alex Fraga (PSOL).

Em seu discurso, Professor Alex Fraga destacou a importância de valorização dos profissionais que passaram pela instituição e contribuíram com avanços nos direitos e conquistas. “Sem luta não há vitória. Sabemos que Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Monte Cristo passou por longas batalhas e mobilizações para que, no Orçamento Participativo, em 1992, ela fosse criada”, disse ao saudar a diretoria, corpo docente e discente da escola. 

“Essa homenagem me honra muito, pois vi essa escola nascer. Mudei para o bairro Vila Nova em 1989 e acompanhei toda a construção da escola, além de participar indiretamente de muitas festas e confraternizações. Atualmente meu vínculo com escola se dá através dos pleitos e demandas”, concluiu o parlamentar.

De acordo com a diretora da Emef Vila Monte Cristo, Ivone Bolico da Silva, um dos fatos mais marcantes desta comemoração é o fato de que toda comunidade da Vila Monte Cristo veio até a Câmara prestigiar o evento. “Muitos dos nossos alunos ainda não tinham noção da história da escola. Tivemos, ao longo destes 20 anos, muitos avanços em tecnologia e projetos pedagógicos, além da inserção de novos programas como Cidade Escola, Mais Educação e oficinas e laboratórios de ensino e aprendizado, visando também à inclusão de jovens estudantes”, comentou Ivone, complementando que a escola está priorizando as turmas integralizadas, buscando alternativas pedagógicas para evasão e repetência escolar. “Temos atualmente 1200 alunos, divididos em 37 turmas nos turnos da manhã e tarde, e mais algumas turmas de Educação de Jovens Adultos (EJA) à noite.”

Os parlamentares também fizeram seus pronunciamentos sobre o tema:

20 anos de trabalho - Elizandro Sabino (PTB) parabenizou a iniciativa do colega Professor Alex Fraga (PSOL) de propor uma homenagem à Escola Monte Cristo. Para Sabino, espaços como um colégio marcam a vida e a trajetória das pessoas. O petebista, que ressaltou o fato de morar nas proximidades da Monte Cristo, lembrou de ter participado de reuniões no local e ter a oportunidade de se reunir com professores da escola quando era conselheiro tutelar. "É uma referência de colégio, que desempenha um papel de educação para a cidadania", afirmou. (CV)

Escola cidadã - Para Sofia Cavedon (PT), a importância da Escola Monte Cristo está, sobretudo, na proposta político-pedagógica que é aplicada. Esta mudança, segundo ela, muitas vezes só teria a devida percepção por pessoas que acompanharam de perto o processo de construção da escola. "Foi o primeiro local em que foram aplicados os princípios da escola cidadã, rompendo com os paradigmas autoritários de educação herdados ainda da ditadura. Educadores foram chamados para construir proposta de ensino voltada para classes populares, evitando a pura e simples reprovação dos alunos", resgatou. Mais do que isso, a vereadora acredita que o espaço foi celeiro de reflexão, concepção, prática e, portanto, práxis. (CV)

Educação para libertação - Jussara Cony (PCdoB) lembrou da luta da comunidade, que pressionou a Prefeitura a tornar realidade a escola. Ela foi mais uma a reconhecer os méritos do projeto pedagógico voltado para uma sociedade libertária. "Outro aspecto importantíssimo
é a dinâmica cultural que se instalou na escola, com saraus e jogos, entre outras atividades. Isto é o elemento lúdico que tanto nos falta nessa realidade oprimida pelo sistema capitalista. A verdadeira educação para libertação", definiu. (CV)

Alicerce da sociedade - Cláudio Janta (SDD) crê ser importante dedicar parte do tempo na Câmara Municipal a homenagear o que chamou de "alicerce da sociedade". Em relação à Escola Vila Monte Cristo, ele reconheceu o esforço de todos os que se dedicam em mantê-la como espaço atrativo, além de tentar aproximar os pais de alunos do ambiente de ensino. "Acredito que, quando tivermos investimento maciço em educação, não precisaremos discutir aqui políticas de educação de trânsito, educação ambiental, entre outros. Cada vez mais governos vêm tratando educação com deseducação", reclamou. (CV)

Também participaram da homenagem: a representante da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Maleti; a primeira diretora da Escola, Regina Scherer; as vice-diretoras Aline Albertin da Rosa e Clarice Vieira Benvenutti; a aluna Cassiane de Almeida; e o presidente da Associação de Moradores da Vila Monte Cristo, Jorge Oliveira.


Texto: Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
          Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
          Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)